Na
data em que Clarice Lispector completaria 100 anos, último dia 10, chegou ao
mercado brasileiro a primeira ferramenta de correção de texto inteligente em
língua portuguesa.
Clarice.ai
é uma plataforma que promete inovar no mercado e trazer ao usuário, tanto
amador quanto profissional, um recurso que o auxiliará muito além das correções
gramaticais que os corretores tradicionais, até então, oferecem.
Idealizada
por Felipe Iszlaji e Lucas Spreng, a ferramenta trabalha com inteligência
artificial (AI – na sigla em inglês) e é alimentada com diversos manuais de
escrita para ter uma base para sugerir correções de estilo, estrutura de frase,
entre outros problemas textuais.
“São
mais de 80 desvios que ela consegue reconhecer”, pontua Iszlaji. Dentre eles,
excessos de advérbios, adjetivos e palavras de ligação (como a preposição
“de”), grandes sequências de substantivos, frases muito longas, entre outros
“desvios” – termo usado pelo programa – comuns em grande parte dos textos.
A
plataforma, que está em funcionamento, em versão beta, desde abril deste ano,
já conta com mais de 700 usuários, que fazem avaliações e ajudam a Clarice.ai a
se aperfeiçoar via Machine Learning, que permite que o programa aprenda
conforme as aceitações, as recusas e as sugestões dos beta testers. Até então,
a versão pré-lançamento conta com uma precisão de 75%, segundo análises.
“Hoje
há mais de 100 mil redatores trabalhando com marketing de conteúdo sem
ferramentas de auxílio para a sua profissão”, afirma Iszlaji, que vislumbra um
mercado receptivo para o seu novo produto. “Há outras plataformas similares em
outros países, mas Clarice.ai é a primeira no Brasil”, continua Felipe.
O
programa funciona da seguinte forma: o usuário submete o texto na plataforma e
as correções e sugestões de melhorias aparecem.
Ele
tem a possibilidade de aceitar as recomendações, alterar manualmente os trechos
apontados como desvios, aprovar ou não as correções e comentar se concorda com
as alterações propostas, de forma que a máquina aprenda e se aperfeiçoe à
medida que os usuários vão utilizando-a de forma interativa.
A
plataforma conta com as versões gratuita e paga, além de um plugin para a
ferramenta Google Docs. A expectativa é que o projeto identifique mais de 300
desvios – ante os 80 atuais – daqui a dois anos.
Ainda
em 2021, a ideia é se lançar no mercado b2b (Business to Business). “A
Clarice.ai reconhecerá os termos que a empresa não gosta, seguindo o manual de
estilo da marca”, projeta Iszlaji.
A
versão teste da ferramenta já é utilizada por profissionais da Rock Content,
plataforma de conteúdo. “Tenho usado a Clarice.ai há um tempo, e, desde então,
não entrego nenhum trabalho sem antes passar por ela. É realmente o melhor
programa de revisão de textos que já usei”, relata Larissa Oliveira, usuária
“beta tester”.
A
Clarice.ai está disponível para desktop, mas também pode ser acessada pelo
celular, com o modo edição desabilitado. Para usar a Clarice.ai, basta acessar
o sítio https://clarice.ai/. In “Mundo
Lusíada” - Brasil
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