Um projeto experimental
inovador sobre tipografia reativa – letras que reagem e representam o som –,
desenvolvido por João Couceiro e Castro no âmbito da sua dissertação de
Mestrado em Design e Multimédia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da
Universidade de Coimbra (FCTUC), fez furor na Rússia, tendo arrecadado um dos
nove cobiçados prémios do Festival Internacional de Moscovo Typomania.
Instituído em 2012, o Typomania é um festival anual dedicado à
tipografia, caligrafia, lettering, motion-design, e design interativo. Tem
como missão a divulgação de trabalho desenvolvido na exploração da letra, da
palavra e da linguagem. O evento em destaque no festival é um concurso de vídeo
tipográfico que distingue os 9 melhores trabalhos (um por cada letra do nome do
festival). Nesta edição foram selecionados 40 dos cerca de 500 vídeos
submetidos por 340 autores de 28 países e, pela primeira vez na história do
festival, há um português entre os vencedores.
O jovem investigador do Centro
de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) conquistou o júri
com um vídeo realizado através da sua “máquina de ouver”, um sistema capaz de
transformar gravações de voz em composições tipográficas desenvolvido no âmbito
do seu mestrado, sob coordenação dos professores Ana Boavida, Pedro Martins e
Penousal Machado.
Este sistema «representa
visualmente a expressividade do discurso humano através da manipulação da
letra. Dito de outra forma, traduzimos as caraterísticas do som em variáveis
tipográficas, ou seja, alteramos as letras consoante as medições que extraímos
do som (por exemplo, a duração das pausas entre palavras ou sílabas, a
intensidade com que falamos, a frequência da voz, etc.) e tentamos representar
visualmente a voz humana», explica o jovem natural de Coimbra.
Para o concurso, João Couceiro
e Castro recorreu à sua “máquina” para gerar um vídeo onde se podem «“ouver”
excertos do poema “Cantiga dos Ais” de Armindo Mendes de Carvalho, interpretado
por Mário Viegas no programa “A Dificuldade está na Escolha — Poesia Portuguesa
I” (07-04-1984), retirado do arquivo da RTP». E impressionou de tal forma o
júri que um dos membros, o suíço Niklaus Troxler, afirmou que o trabalho do
jovem português foi o seu «favorito dos favoritos» por ser «o mais simples e o
mais forte». Niklaus Troxler é também membro da AGI - Alliance Graphique
Internationale, considerada a elite do design
mundial.
João Couceiro e Castro refere
que gosta de «explorar a ligação entre a oralidade e a representação visual da
linguagem. Ao longo do meu percurso académico sempre explorei o uso do som como
matéria-prima no processo de design, mas foi em 2017, quando iniciei o mestrado
em Design e Multimédia na FCTUC, que encontrei a forma ideal de conjugar as
minhas áreas de interesse, focando-me nas propriedades acústicas responsáveis
pela expressividade da fala e que, até então, não teriam forma de ser
apresentadas na escrita de um modo sistemático».
Sobre possíveis aplicações
para esta “máquina de ouver”, o aluno frisa que se trata de um projeto
«experimental inovador, de caráter subjetivo, não se focando em qualquer
aplicação em concreto». No entanto, tem potencial para ser usado, por exemplo,
«na preservação de património que está unicamente de forma oral, que não existe
escrito».
Para Penousal Machado, docente
e diretor do CISUC, este prémio «confirma o reconhecimento crescente da
qualidade da investigação desenvolvida na FCTUC na área do Design para Meios
Computacionais. Por exemplo, vários alunos nossos estão nomeados para prémios
importantes, como Sonae media art, European Design Awards e Independent Music
Awards».
O vídeo submetido ao Festival
Typomania (https://en.typomania.ru/) pode ser
visualizado: aqui. O projeto “Máquina de
Ouver” está disponível: aqui. Universidade de Coimbra “Faculdade de Ciências e Tecnologia” - Portugal
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