Farol do futuro
Engenheiros
do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, desenvolveram uma nova tecnologia de
iluminação para automóveis que está sendo anunciada como a revolução definitiva
dos faróis.
A
inovação promete dar aos projetistas mais liberdade para criar carros com
estilos não convencionais, mais conforto aos motoristas, menores custos para os
fabricantes de automóveis e mais segurança para pedestres, ciclistas e outros
motoristas e pilotos.
De
acordo com seus criadores, a nova geração de luzes veiculares não apenas excede
os requisitos legais e da indústria automotiva para desempenho e funcionalidade
de iluminação, como também é mais eficiente, mais compacta e significativamente
mais flexível do que os sistemas atuais no que se refere à sua localização no
veículo.
Os
novos faróis de alta visibilidade são compostos por unidades segmentadas
projetadas para minimizar a dispersão da luz. Cada farol é baseado em um
projetor de múltiplas aberturas composto por até 200 000 elementos
micro-ópticos, focando a luz de maneira ideal na direção do veículo, incluindo
nas curvas.
O
farol é formado por dois módulos, cada um contendo sete conjuntos de LEDs
controláveis individualmente. Um total de quatro lentes de colimação direcionam
a luz dos conjuntos de LED para duas matrizes de lentes compostas pelos
elementos micro-ópticos, que distribuem a luz. Milhares de micro-lentes guiam
precisamente a luz para os respectivos segmentos de iluminação.
Farol com controle total
Cada
segmento do farol pode ser ligado ou desligado em uma fração de segundo
controlando individualmente os LEDs. Combinando essa possibilidade com as
modernas tecnologias de sensores de veículos, isso possibilita efetivamente
impedir que os faróis altos ofusquem os motoristas que se aproximam.
Isto
porque a luz pode ser esmaecida ou desligada conforme o tráfego, o que inclui
não apenas os veículos que vêm em sentido contrário, mas também pedestres e
ciclistas, aumentando o nível de segurança para todos os usuários.
Além
disso, o design - plano e muito fino - requer significativamente menos espaço
de instalação em comparação aos faróis convencionais. Os projetistas ficam,
assim, livres para decidir se instalam os faróis nas bordas externas do nariz
do veículo, como geralmente é feito, ou como uma faixa estreita em seu centro,
já que o sistema permite uma profundidade de instalação muito pequena e oferece
muito mais liberdade de dimensões e formas.
"Os
faróis não precisam mais ser retangulares: o projetista pode escolher qualquer
outra forma desejada," disse Stephanie Fischer, membro da equipe que
envolveu colaboradores da academia e da indústria. "Os requisitos de
espaço de unidades ópticas maiores limitavam as possibilidades de design no
passado." In “Inovação Tecnológica” - Brasil
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