Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 4 de junho de 2019

Brasil – Projeção da população realizada pelo IBGE aponta para os 210 milhões

Segundo a projeção diária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população do Brasil registou neste dia 04 de Junho de 2019 um máximo de 210 milhões de pessoas, número provisório mas que dá uma verdadeira dimensão do crescimento da população brasileira



Hemisfério Sul

Poderemos afirmar que atualmente 200 milhões falam a língua portuguesa no Brasil, mas a pergunta que fica é quantos a falariam em 1822 na época da independência? Efetivamente muito poucos.

Quando olhamos para África e perguntamos quantos dos 30 milhões de angolanos ou quase 28 milhões de moçambicanos falam a língua portuguesa, certamente serão muito mais em percentagem em relação aos brasileiros na data da independência e que hoje corresponde a quase 100%.

Para um rápido desenvolvimento da língua portuguesa temos que ter em consideração o fluxo das pessoas para os grandes centros urbanos e o acesso a meios audiovisuais que no séc. XIX não existiam.

A língua portuguesa é a única das línguas coloniais que transmite uma unidade territorial, pois não acontece nem com a inglesa, castelhana ou francesa. Os governantes das antigas colónias africanas portuguesas estão cientes da riqueza que é esta língua e têm apostado na educação como fator de unidade nacional. Contudo é extremamente importante que mantenham vivas as línguas maternas regionais, não se pode destruir um legado passado de geração em geração.

Atlântico Norte

Ao longo do tempo tem-se assistido a várias intervenções de figuras públicas, antigos combatentes do colonialismo português, depois dirigentes políticos dos seus países e agora alguns já reformados, que têm afirmado que a língua portuguesa tem que ser uma língua de ciência. Presenciamos dirigentes políticos dos países de língua oficial portuguesa, nos principais organismos internacionais a discursarem em língua portuguesa.

Pelo contrário, os portugueses que têm uma retórica de defesa da língua portuguesa, preocupam-se em mostrar conhecimento perante terceiros, usando a língua inglesa, enquanto tomam posição a favor ou contra o Acordo Ortográfico, não verificando por exemplo, que há organismos públicos portugueses que apresentam artigos técnicos em língua inglesa sem a correspondente tradução em língua portuguesa. Em vez de defenderem a língua portuguesa só a afastam de uma língua de conhecimento.

Pacífico

“Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal” afirmava Chico Buarque que não se referia ao pequeno território de pouco mais de 20 km2 e hoje com 30 km2 de nome Macau.

Este pequeno território chinês sob administração portuguesa até quase ao final do ano de 1999, quando se tornou a Região Administrativa Especial de Macau, logo chamou a atenção dos dirigentes da República Popular da China para a principal potencialidade da região, a língua portuguesa. Aquela língua que os portugueses (alguns) parecem não querer dar a devida importância, é a par da língua inglesa a outra língua universal, que não se confina a regiões específicas como a língua castelhana e francesa, a língua portuguesa acompanha também o movimento do Sol.

A República Popular da China compreendeu que tem uma língua ocidental interlocutora à sua língua mandarim, uma língua doce que nada tem de imperial. Não é de estranhar que países lusófonos como Angola, Moçambique, Cabo Verde e Portugal estejam interessados em desenvolver o mandarim para que haja uma sólida cooperação entre os países de língua portuguesa e para já o Fórum Macau e daqui a algum tempo por que não a Grande Baía. Baía da Lusofonia



Sem comentários:

Enviar um comentário