Instituído pela IMO
(Organização Marítima Internacional), o órgão das Nações Unidas cuja missão é
desenvolver e manter uma estrutura regulatória abrangente para o transporte
aquaviário, o Dia Marítimo Mundial é comemorado anualmente na última semana de
setembro. A Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro, vai comemorar a data hoje
(27), no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, com a presença de diversas
autoridades e representantes da comunidade marítima, da SOAMAR (Sociedade
Amigos da Marinha), das empresas de navegação e dos Sindicatos ligados à
atividade.
O tema escolhido pelo IMO
neste ano é “Transporte marítimo: indispensável para o mundo”, em uma
iniciativa para chamar a atenção da população mundial para a importância do
transporte marítimo no bem-estar e no desenvolvimento da humanidade.
Segundo menciona a UNCTAD em
sua publicação Review of Maritime Transport 2015, foi transportado por vias
marítimas, em 2014, um total aproximado de 9,84 bilhões de toneladas de carga
pelos mares do mundo, incluídos aqui os 171 milhões de Teus movimentados – o
que representa 1,3 tonelada para cada habitante do planeta! Como demonstra o
gráfico a seguir, a carga vem crescendo de forma exponencial, tendo aumentado
espantosos 278% de 1970 a 2014, com apenas uma pequena queda em 2009,
decorrente da crise iniciada no final de 2008.
Esse volume de carga foi
transportado por uma frota total de 89.464 navios, com uma capacidade total em
tonelagem de 1,75 bilhão de toneladas. Frota essa conduzida por 1,18 milhão de
tripulantes oriundos de mais de 150 nacionalidades, com predominância de pessoal
da Ásia, seguido por países da OECD, conforme se verifica no gráfico abaixo:
Um aspecto curioso da
diversidade no transporte marítimo é a composição de nacionalidades e bandeiras
dos navios. Eu já me deparei com um navio em que havia nada menos do que 11
nacionalidades diferentes a bordo, compondo um grupo de não mais do que 25
marítimos no total, e cuja bandeira da embarcação não tinha relação alguma com
as nacionalidades desses tripulantes. É a mais global de todas as indústrias,
na qual aqueles que atuam perdem qualquer tipo de preconceito de raça,
nacionalidade e religião.
Há de se salientar que, além
desses “homens do mar”, está envolvida de forma direta com o transporte
marítimo uma multidão de agentes marítimos, despachantes, agentes de carga,
trabalhadores portuários, práticos, autoridades portuárias etc. baseados em
mais de 4.951 portos em 196 países.
Nas palavras da IMO,
divulgadas seu comunicado referente ao Dia Marítimo Mundial, a atividade merece
mais atenção. “A verdade é que o transporte marítimo afeta a todos nós. Não
importa onde você se encontra no mundo, se olhar em volta, você certamente verá
alguma coisa que foi ou será transportada por via marítima, seja na forma de
matérias primas, componentes ou produtos acabados. Ainda assim, poucas pessoas
têm ideia de quanto dependem do transporte marítimo. Para a grande maioria, o
transporte marítimo está distante de sua percepção. Isso é um desserviço para
uma indústria que silenciosa e eficientemente, dia e noite, nunca pausando ou
parando, mantém o mundo girando e sustém as pessoas do mundo alimentadas,
abrigadas e entretidas. É uma história que precisa ser contada”, diz a
organização internacional.
O Guia Marítimo, seus
colunistas e colaboradores vêm prestar sua homenagem a todas as pessoas ligadas
a essa atividade essencial, fascinante, envolvente e global. Parabéns a todos
nós. Robert Grantham – Brasil in “Guia
Marítimo”
Robert
Grantham - Formado pela PUC/RS com licenciatura em ensino da língua
inglesa, Robert Grantham desenvolveu sua carreira na área da navegação, atuando
como executivo em agencias marítimas, como Wilson Sons, Orion e Lachmann, com
passagem pelo Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul
(Badesul), atuando na área internacional. Posteriormente foi o responsável pelo
start-up das operações da China Shipping no Brasil e Diretor Comercial e
Executivo do Porto de Itajaí. Atualmente dedica-se a consultoria, como sócio da
empresa Solve Shipping Specialists, tendo realizado trabalhos para Drewry,
TESC, LogZ, Porto de Itajaí, Steamship Mutual - P&I, Norsul entre outros.
Como palestrante e moderador participou de eventos como Mare Forum, Port
Finance International Brazil, Container Handling Technology Brazil, Itajaí
Trade Summit. É colaborador da revista Container Management e Árbitro da Câmara
de Mediação e Arbitragem do Brasil (CAMEDIARB) e da Câmara de Arbitragem e
Mediação de Santa Catarina (CAMESC).
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