“Quando estávamos quase a
inaugurar a nossa expansão, o Suez começou com um desconto de 35%. Mais tarde,
aumentou o desconto para 50% e a informação mais recente é de que baixaram os
preços até 65%. Nós não vamos entrar numa guerra de preços”, garantiu, citado
pela “EFE”, o administrador da Autoridade do Canal do Panamá, Jorge Luis
Quijano.
Quijano reconheceu, porém, que
o Canal do Panamá perde 600 mil dólares (533 mil euros) por cada
porta-contentores que opta pelo Suez. De acordo com o mesmo responsável, por
causa dos descontos oferecidos, vários navios estão a optar pelo Canal do Suez
no retorno da Costa Leste dos EUA para a Ásia.
Desde a abertura do Canal do
Panamá expandido, no passado dia 26 de Junho, os navios que ali passaram
pagaram um total de 80 milhões de dólares (71,2 milhões de euros) de portagens,
segundo a mesma fonte.
As companhias de transporte
marítimo alinham um total de 94 250 TEU de capacidade nos 14 serviços que
passam pelo Canal do Panamá entre a Ásia e América do Norte, contra os 105 982
nos 12 serviços que passam pelo Canal do Suez, indicam os dados da Blue Water
Reporting.
O canal egípcio pode receber
navios de até 22 500 TEU, contra os 14 000 TEU do concorrente latino-americano.
In “Transportes & Negócios” - Portugal
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