“No
momento em que todas as grandes cidades estão a tirar as grandes
infraestruturas para fora, nós queremos fazer um grande porto no Barreiro. Para
que serve? Em que estratégia é que se insere?”
Henrique Neto, candidato a
Presidente da República, manifestou desagrado para com o interesse na
construção do terminal do Barreiro. “Está-se a pensar fazer um porto no
Barreiro que não serve para nada”, disse Henrique Neto, de acordo com o Jornal
de Negócios. O candidato sempre foi crítico da aposta nas obras públicas da
última década e considera que o interesse na construção do terminal no Barreiro
não está explicado. “No momento em que todas as grandes cidades estão a tirar
as grandes infraestruturas para fora, nós queremos fazer um grande porto no
Barreiro. Para que serve? Em que estratégia é que se insere?”, Questionou
Henrique Neto que ainda criticou os “interesses organizados”. Para o candidato
a Belém fazia mais sentido o investimento no porto de Sines.
"Está-se a pensar fazer
um porto no Barreiro, que não serve para nada", afirmou Henrique Neto,
candidato a Presidente da República, num encontro com jornalistas em Lisboa. O
empresário e membro do Partido Socialista diz que o sistema político esteve
sempre refém de "interesses organizados".
"No momento em que todas
as grandes cidades estão a tirar as grandes infraestruturas para fora, nós
queremos fazer um grande porto no Barreiro. Para que serve? Em que estratégia é
que se insere?", Questiona o candidato.
Segundo lhe explicou o Sérgio
Monteiro, secretário de Estado dos Transportes, "é um investimento
privado", relata. E replica: "Se existe investimento privado
interessado no porto, era interessante que dissessem qual é o objectivo".
Henrique Neto promete que, se
for Presidente, "terão de ser bem explicados ao País quais os objectivos e
custos dos grandes investimentos".
O ministro da Economia, Pires
de Lima, anunciou no final de Fevereiro a opção pelo Barreiro para a construção
do novo terminal de contentores de Lisboa. Um projecto que irá beneficiar 11
concelhos da região e empresas como a Siderurgia Nacional e a Cimpor. Ainda
antes do anúncio, a Ordem dos Engenheiros veio alertar para a possibilidade de
os custos da obra chegarem aos 827 milhões de euros, muito acima dos cerca de
600 milhões avançados pelo Executivo.
Candidato
defende investimento em Sines
Contrário ao investimento no
Barreiro, Henrique Neto defende o investimento no terminal de contentores de
Sines, que considera poder ser um grande motor de investimento estrangeiro,
atraindo novas indústrias para o País. "Já perguntei ao primeiro-ministro
porque não foi aprovado o investimento de 130 milhões no alargamento do cais do
porto de Sines. E há ainda o investimento no cais seguinte, o Vasco da
Gama".
"Não desejo ser uma força
de bloqueio, é coisa que não me passa pela cabeça. Mas se houver projectos
contraditórios, como o porto do Barreiro, vão ter de me ouvir", afiançou
Henrique Neto, que antes já tinha apontado a existência de "interesses
organizados", entre o poder político e as empresas.
A rede de postos de
carregamento para carros eléctricos, auto-estradas onde não anda ninguém, as
PPP – são, para o empresário, obras que serviram para "dar encomendas às
empresas" são outras das preocupações do candidato a Belém. "Há algum
português que não saiba disto?", Pergunta Henrique Neto. In “Agência
de Notícias” - Portugal
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