Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 23 de maio de 2015

China – PortugalFoods assina acordo em Xangai

A PortugalFoods, associação responsável pela inovação e internacionalização do setor agroalimentar nacional, assinou na última semana, na China, um acordo com uma entidade local para a disponibilização de um espaço de 300 m2, denominado “Loja de Portugal”, na recém-criada Free Trade Zone de Xangai. Ondina Afonso, diretora executiva da PortugalFoods, explicou à “Vida Económica que o objetivo é “ter um espaço de promoção de produtos alimentares portugueses numa das zonas mais visitadas por compradores daquela região chinesa”. Com isto, garantem o “suporte à dinamização de negócio para as empresas associadas”.

Xangai, recorde-se, é sede de um município com cerca de 25 milhões de habitantes e é considerada a capital económica da China, juntamente com Hong Kong, uma das cidades mais cosmopolitas do país.

Na cerimônia de assinatura deste acordo de parceria com a PortugalFoods esteve presente o Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, o Cônsul Geral em Xangai, João Pedro Fins do Lago, e o diretor da AICEP em Xangai, Filipe Costa. Ondina Afonso garante que este é “mais um passo na promoção internacional das empresas [portuguesas do agroalimentar], sob um formato de uma maior proximidade com as decisões e compradores daquele mercado”.

A diretora executiva da PortugalFoods revelou à “Vida Económica” que “estão previstos cerca de 300m2”, capazes de poder “acomodar cerca de 30 empresas”. Este espaço, acrescenta, “constitui um formato mais eficiente na conclusão de negócios para as empresas portuguesas, uma vez que os clientes poderão ver os produtos a qualquer hora, obter a informação respetiva, bem como a história das empresas e colocarem uma encomenda”.

Questionada sobre quem suportará os custos associados ao aluguer e à manutenção deste espaço, Ondina Afonso diz que estes serão da responsabilidade das “empresas interessadas”, sendo que “o governo municipal [de Xangai] oferece taxas muito reduzidas para o espaço previsto”.

Os chineses também já fizeram saber à PortugalFoods quais são as categorias de produtos alimentares portugueses que pretendem ver expostas naquele espaço da nova Free Trade Zone de Xangai. São eles bolachas e biscoitos, chocolate, sumos de fruta, conservas, azeite, cereais, doces e compotas, café, água, vinhos, fruta desidratada e frutos secos e snacks. E, para Ondina Afonso não há dúvidas: “O mercado chinês necessita de uma presença constante das empresas e esta é uma maneira que a PortugalFoods encontrou para facilitar o trabalho das empresas e, simultaneamente, dar os primeiros passos na sua própria internacionalização”.

“Coreia do Sul e a China são dois países estratégicos”

Em janeiro último, Portugal, através da AICEP, havia já assinado, também em Xangai, dois acordos de cooperação com o Centro de Logística de Transportes Marítimos do Porto de Xangai e a Associação de Transportes Marítimos Internacionais de Xangai, com vista a melhorar o acesso de produtos portugueses ao maior porto da China. Já neste acordo acabado de assinar com a PortugalFoods “estão envolvidas duas entidades chinesas: uma empresa de marketing e comunicação e que faz importação de produtos e uma cadeia de distribuição estatal”, explica Ondina Afonso.

Recorde-se que, nesta deslocação à China, além da PortugalFoods e da Portugal Fresh – liderada por Manuel Évora e que agrega dezenas de empresas produtoras de frutas, legumes e flores - participou o secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, que iniciou esta viagem ao Oriente pela Coreia do Sul (Seoul).

O governante frisou, em declarações à “Vida Económica (ver notícia na última edição), que “a Coreia do Sul e a China são dois países estratégicos para o nosso agroalimentar, quer pelo crescimento do volume de exportações registado nos últimos anos, quer, acima de tudo, pelo enorme potencial que estes dois mercados têm para as empresas nacionais” nomeadamente para a exportação de carne de porco (China e Coreia do Sul) de frutas, arroz e equídeos (China).

A diretora executiva da PortugalFoods partilha da mesma opinião. “O balanço [da visita à Coreia e à China] foi muito positivo”, porque permitiu “encetar contactos com importadores ligados ao ‘foodservice’ que anseiam por produtos portugueses”. Além disso, diz Ondina Afonso, “consolidamos a relação com a congénere da PortugalFoods – a FoodPolis (Cluster Nacional) - no que respeita à articulação na área do conhecimento científico e marcamos já a vinda de uma comitiva de empresários e investigadores a Portugal para setembro”. Teresa Silveira – Portugal in “Vida Económica”

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