Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Timor-Leste – Oferta de medicamentos e equipamentos para covid-19 pelo Governo da China

DÍLI – O Governo chinês ofereceu hoje ao homólogo timorense medicamentos e equipamentos de combate à covid-19, que chegaram num voo da Citilink fretado pela Embaixada da China.

O voo transportou também 133 trabalhadores e engenheiros da empresa chinesa responsável pela construção do Porto de Tíbar e da Central Elétrica de Hera.

O Embaixador chinês em Timor-Leste, Xian Jiaguo, revelou que o apoio consiste em medicamentos, quatro mil unidades de ácidos nucleicos da covid-19 produzidos na China, 5181 produtos para extração de ácidos nucleicos, mil termómetros e mil batas de proteção, estes dois últimos artigos oferecidos pela empresa Mainline Services.

“A pandemia da covid-19 em Timor-Leste agravou-se e o país foi atingido recentemente por inundações. A emergência da covid-19 e a calamidade nacional causada pelas cheias sobrepõem-se. O Governo da China e o seu povo acompanharam recentemente as cheias e deram rapidamente auxílio”, disse o diplomata, no aeroporto em Díli.

Segundo o embaixador, o Conselheiro do Estado e Ministro dos Estrangeiros, Wang Yi, manifesta a sua solidariedade ao Governo timorense e expressa condolências às famílias das vítimas de desastres naturais.

“O Executivo chinês concedeu a Timor-Leste, através do plano estratégico nacional do Programa Alimentar Mundial, 100 mil dólares americanos para apoiar o transporte e logística da assistência ao desastre. A Cruz Vermelha da China disponibilizou também 100 mil dólares para ajuda humanitária”, recordou.

A doação da China concedida hoje mostra, segundo o embaixador, o compromisso de continuar a ajudar Timor-Leste no combate à covid-19 e na resposta aos desastres naturais.

Já o Vice-Ministro da Saúde, Bonifácio Maukoli dos Reis, agradeceu o apoio vindo da China, considerando que fortalece o Sistema Nacional de Saúde.

“Tendo em conta os riscos de propagação, Timor-Leste entra atualmente numa fase crítica de transmissão da doença. O Governo mantém a implementação das medidas de prevenção e mitigação de acordo com os padrões e princípios estabelecidos pela OMS”, disse.

O governante afirmou ainda que o Executivo admite as limitações ao nível dos recursos humanos, financiamento, infraestruturas e tecnologia. “Por isso, com o apoio de todas as entidades, podemos combater a propagação de várias doenças, incluindo da covid-19”, disse.

Acrescentou que a doação da Fundação de Mammoth e da empresa Mainline ao Laboratório Nacional visa assegurar e melhorar o trabalho deste laboratório.

“Vamos continuar a reforçar as nossas relações bilaterais para benefício mútuo, particularmente no setor da saúde. Mantemos o pedido de apoio ao Governo da China no combate à covid-19”, concluiu. Maria Auxiliadora – Timor Leste in “Tatoli”

 

Sem comentários:

Enviar um comentário