Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 20 de abril de 2021

Timor-Leste - Equipamentos da covid-19 e apoio humanitário chegou ao país oferecido pela Nova Zelândia


Díli – O apoio de emergência do Governo da Nova Zelândia, como equipamento da covid-19 e ajuda humanitária para as vítimas das cheias, num total de 7460 quilogramas, chegaram a Timor-Leste num voo da Força Aérea Neozelandesa.

A ajuda humanitária consta do orçamento total de 1,4 milhões de dólares americanos concedidos pelo Executivo da Nova Zelândia para apoio às vítimas das cheias de 04 de abril no país e resposta à covid-19.

A Ministra dos Negócios Estrangeiros da Nova Zelândia, Nanaia Muhata, num comunicado a que a Tatoli teve hoje acesso, declarou que o Governo neozelandês está sempre com o povo timorense, afetado pelas cheias no momento em que ainda combate a covid-19.

“A ajuda incluiu o fornecimento de assistência humanitária e equipamento de proteção individual (EPI), produtos de higienização, de tratamento de água, material para crianças e lâmpadas solares”, refere o comunicado.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Governo de Timor-Leste vão distribuir este apoio pelas vítimas mais carenciadas.

O EPI será distribuído pelo Serviço Autónomo de Medicamentos e Equipamentos de Saúde (SAMES).

O Executivo da Nova Zelândia contribui também para o Programa Alimentar Mundial (PAM) no apoio ao transporte e distribuição de bens pelas vítimas das cheias em Díli e nos municípios.

Já o Diretor Executivo do SAMES, Santana Martins, disse que o Governo da Nova Zelândia tem acompanhado a situação enfrentada por Timor-Leste, nomeadamente as recentes inundações. Após a informação divulgada pelo SAMES de que os equipamentos da covid-19 tinham sido danificados pelas cheias, vários países disponibilizaram apoio, bem como o Governo em causa.

Santa Martins revelou ainda que a Nova Zelândia apoiou o SAMES com luvas, máscaras faciais, óculos de proteção, viseiras, sapatos, batas, equipamentos para testes da covid[1]19, termómetros infravermelhos, entre outros.

Recorde-se que os equipamentos de combate à covid-19, sobretudo os de proteção individual (EPI), que se encontravam nas tendas de emergência do SAMES, estão inutilizados devido às cheias de 04 de abril. Os equipamentos danificados incluem chapéus, viseiras, máscaras, roupas, luvas, entre outros. Nelia Fernandes – Timor-Leste In “Tatoli”

 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário