Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Macau – A paisagem linguística da cidade

A Fundação Rui Cunha e a Associação dos Amigos do Livro de Macau realizaram hoje, dia 12 de Abril, na Galeria da Fundação Rui Cunha, uma conferência intitulada “A Paisagem Linguística da Cidade”, a cargo do orador Rui Rocha, presidente da Associação dos Amigos do Livros de Macau.

A paisagem linguística de qualquer cidade é interessante, se analisada no âmbito do seu contexto multilinguístico e multicultural, que nos revela muito sobre a cultura e a história das pessoas, os seus limites “geográficos” dentro da cidade, mostrando-nos também qual o valor simbólico que as pessoas e instituições atribuem ao estatuto e função das línguas em presença nesse mesmo espaço.

Tentar descodificar o que a escrita na cidade nos conta, através do conjunto de formas ou modos de comunicação pública disponíveis no espaço público, é, afinal, tentar compreender a “alma” da cidade.

Inserida no programa comemorativo do 9º Aniversário da Fundação Rui Cunha, “A Paisagem Linguística da Cidade” integra um ciclo de eventos especiais dedicados a Macau, através dos quais percorreremos um pouco mais da sua história, do seu cinema, da sua literatura e das suas tradições.

A sessão foi realizada em língua portuguesa, com interpretação simultânea para cantonês. In “Fundação Rui Cunha” - Macau

 

Sem comentários:

Enviar um comentário