Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 17 de abril de 2021

Moçambique – Recuperação e modernização do Aeroporto Internacional da Beira necessita de verba avultada


Sacudida ciclicamente por tempestades, principalmente pelo ciclone Idai, em princípios de 2019, a aerogare (edifício) do Aeroporto Internacional da Beira, província de Sofala, precisa de 30 milhões de USD (perto de 185 milhões de Meticais) para se reerguer. Entretanto, com as finanças no vermelho, a empresa Aeroportos de Moçambique (ADM) não tem esse valor, nem pode obtê-lo em crédito, sendo que a instituição pública tem fé de que vai angariar a verba até ao final do corrente ano.

Essa informação foi nos dada, há dias, pelo Director Financeiro e Porta-voz da empresa, Saíde Júnior, em entrevista exclusiva ao jornal. Durante a conversa, o nosso interlocutor observou que o valor necessário se mostra elevado porque, para além de reabilitar, a empresa pretende modernizar a aerogare. “Precisamos de avultados investimentos porque queremos modernizar completamente a aerogare da Beira. Recorde-se, a aerogare foi praticamente o centro de refúgio de todos aqueles que sofreram drasticamente com o Idai, pelo que precisa de uma reabilitação ou provavelmente uma renovação completa. Estamos a prever que necessitemos de 30 milhões de USD”, afirmou o Director Financeiro da ADM.

Entretanto, face ao estado financeiro débil, “a empresa não está em condições de ir buscar 30 milhões de USD, mas achamos que deve ser uma prioridade do Governo da Beira, do Governo do país. Fizemos um pedido à Beira, aos investidores para apoiarem na melhoria da aerogare”, disse a fonte.

Júnior explicou ainda que o papel do Governo central no processo consiste em auxiliar na procura de fundos capazes de apoiar o projecto. “Nós faremos todos os possíveis para que consigamos este fundo ainda este ano e, o mais tardar, no segundo trimestre de 2022, as obras comecem”, assegurou o nosso entrevistado. Para a modernização da aerogare da Beira, o Porta-voz da ADM avançou que o primeiro passo já foi dado, que era desenhar o projecto executivo. Disse ainda que a empresa está quase a receber o desenho, ou seja, o protótipo para a melhoria da aerogare da Beira e através do qual calcularam-se os 30 milhões de USD necessários. Evaristo Chilingue – Moçambique in “Carta de Moçambique”


Sem comentários:

Enviar um comentário