Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Guiné-Bissau – Dia Mundial da Terra celebrado sob o lema “Recuperação da Terra”

Bissau – O Diretor Adjunto do Parque Natural de Tarrafe do Rio Cacheu, António da Silva, defendeu esta quinta-feira que a atividade de conservação ambiental é um acordo social, que segundo ele, se a sociedade não a aceita é difícil alcançar resultados desejados.

António da Silva falava em exclusivo à ANG no quadro do Dia Mundial da Terra que se celebra a 22 de Abril de cada ano.

O lema escolhido este ano para a celebração da efeméride é a “Recuperação da Terra”.

Aquele responsável apelou a todas as instituições e à comunidade em geral a juntarem-se no sentido de conservar a natureza “porque a conservação é transversal”.

“Estou a falar da natureza no seu todo, nas suas diferentes dimensões. É transversal a todas as atividades do homem, e nós dependemos muito da natureza, principalmente na Guiné-Bissau que conta com muitos serviços que a natureza lhe oferece. Por isso, devemos começar a pensar nas causas das alterações climáticas”, frisou.

António da Silva afirmou que a conservação não tem fronteiras, justificando que o país está a sentir os efeitos das alterações provocadas noutras partes do mundo, como as poeiras, ventos e outros fenómenos que se verificaram nos últimos anos.

Acrescentou que a Guiné-Bissau é um país consumidor porque não emite os efeitos causadores de alterações climáticas, e que pode se dizer que tem um ecossistema que ainda não sofreu muita transformação.    

Segundo aquele responsável, para lutar contra as alterações climáticas a sua instituição está a implementar algumas ações, nomeadamente o repovoamento florestal, que estão sendo implementados nas diferentes áreas protegidas.

Sustentou que a plantação dos mangais, bissilon, pau de sangue, entre outras espécies florestais, ajuda o país a mitigar os efeitos das alterações climáticas, com a absorção do dióxido de carbono, acrescentando que na zona de costa, onde são plantados os mangais, vai minimizar o possível impacto da subida do nível do mar que pode criar inundações.

Adiantou que existem projetos conjuntos que o IBAP tem com a União Europeia, como a GCCA (sigla inglesa) que trabalha na questão das alterações climáticas, acrescentando que existe outro projeto denominado “Arroz e Mangal” que trabalha na zona da costa.

“Existem zonas em que devemos recuperar as bolanhas, caso for possível, e se não, vamos restaurar o mangal, que é a essência desse projeto”, explicou o Diretor Adjunto do Parque Natural de Tarrafe do Rio Cacheu.

Segundo António da Silva, o IBAP está a trabalhar na educação da população, através da informação e sensibilização da comunidade local, para tentar mudar a mentalidade das pessoas face a certas ações negativas que se realizam e que podem causar mais impactos negativos.  

Questionado se a sua instituição pensa em elaborar um projeto para implementação de uma disciplina da educação ambiental para o currículo escolar, António da Silva disse que existia uma perspetiva que, até foi discutida com o IBAP, União Internacional da Conservação da Natureza (UICN) e o governo através do Ministério da Educação, no sentido de implementar a Educação Ambiental no Currículo Escolar.

A propósito, disse que até foram produzidos alguns manuais, mas que devido às constantes instabilidades do país, o processo está um bocado lento, mas em andamento.  

Afirmou que o trabalho de sensibilização sobre a conservação deve residir mais na esfera política porque ela tem todo o poder de decidir, mas pede também à imprensa para continuar com a sensibilização sobre a conservação ambiental e as alterações climáticas.

“Existem escolas que implementam várias atividades da conservação e acho que as crianças são fáceis de trabalhar. Mas, o que deve ser trabalhado mais fortemente é a esfera política, porque tudo o que estamos a fazer termina com a sua decisão, por isso, devem ser trabalhadas para ficar mais sensível a esta questão”, sublinhou.

António da Silva pede à população para reduzir o modelo de consumo que se verifica atualmente no país, porque não contribui para a conservação do ambiente, recomenda a compra do necessário para evitar compras desnecessárias que podem levar a produção de mais lixo, sobretudo sacos de plásticos que são muito contagiosos para o solo.

O Dia Mundial da Terra que se celebra hoje teve origem em 1970, pela ação do senador norte americano Gaylord Nelson, que conseguiu colocar a temática da preservação da Terra na agenda política.

De forma oficial, a celebração deste dia foi instituída a 22 de Abril de 2009 através da Resolução 63/278 da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). In “Agência de Notícias da Guiné” – Guiné-Bissau

 

Sem comentários:

Enviar um comentário