Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Angola – Pretende reforçar cooperação com a Guiné Equatorial

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, manifestou a vontade de aprofundar os laços de amizade e de cooperação que unem o povo do país que governa com o povo da Guiné Equatorial.

O desejo foi manifestado por ocasião do 51.º aniversário do Dia da Independência Nacional da Guiné Equatorial, tendo o Chefe de Estado angolano enviado uma mensagem ao homólogo Teodoro Obiang Nguema, onde realçou as conquistas alcançadas pelo país amigo em cinco décadas. “Tenho a honra de, em nome do Povo angolano, do Executivo e em meu nome próprio, felicitar o Povo equato-guineense, o Governo e Vossa Excelência”, declarou.

Recorde-se que o Presidente equato-guineense manifestou igualmente, no mês passado, a disponibilidade de aprofundar as “boas relações existentes” com Angola. A intenção foi partilhada com o embaixador de Angola naquele país, António Luvualu de Carvalho, na altura em que apresentou as cartas credenciais ao governante da Guiné Equatorial no Salão Nobre do Palácio Presidencial, em Malabo.

Os países são produtores importantes de petróleo em África, integrando ambos a área do Golfo da Guiné. São também membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e mantêm fortes relações políticas, diplomáticas e culturais entre si há vários anos, incidindo esta cooperação na economia, energia e de segurança, entre outros domínios.

A Angola e a Guiné Equatorial concluíram recentemente um Acordo de Isenção de Vistos em passaportes diplomático e de serviço, que vigora desde maio. As autoridades dos dois países têm trabalhado no sentido de diversificar a cooperação, adotando meios que ajudem a identificar interesses comuns, com benefícios recíprocos.

Também a cooperação nos domínios da aviação civil e pescas, aproveitando a extensão marítima destes territórios, tem sido equacionada em benefício de ambos os Estados. In “e-Global” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário