Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Macau – 22º Festival da Lusofonia

Entre 18 e 20 deste mês, as Casas da Taipa voltam a acolher por três dias o Festival da Lusofonia. O Instituto Cultural reitera que o evento pretende “homenagear” as comunidades de língua portuguesa devido ao seu contributo para Macau



O Festival da Lusofonia volta a realizar-se nas Casas da Taipa, este ano entre os dias 18 e 20 de Outubro. São três dias de celebração da cultura das comunidades lusófonas locais, que envolve gastronomia típica, espectáculos de música, dança e jogos para o público.

Nesta que é a 22ª edição do evento, haverá cerca de uma dezena de expositores das comunidades lusófonas locais: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Goa, Damão e Diu, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau. Estes espaços serão dinamizados de diferentes formas, contendo desde artesanato a petiscos tradicionais, comunicou o Instituto Cultural (IC). Em cada dia haverá grupos artísticos de países e regiões representadas, levando a palco diferentes estilos musicais e de dança.

“O evento tem como principal objectivo homenagear as comunidades lusófonas residentes em Macau pelo seu contributo para o desenvolvimento do território”, indicou o IC, acrescentando que “ao longo dos anos, este evento tornou-se num importante acontecimento de partilha da cultura das comunidades de língua portuguesa, revelando o papel de Macau como plataforma de intercâmbio cultural entre a China e os Países de Língua Portuguesa”.

O objectivo passa por levar os visitantes a “sentirem a energia do povo dos países de língua portuguesa”, aumentando a sua compreensão sobre cada cultura, explicou o IC. O Festival deu-se a Junho de 1998, integrado nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Um restaurante provisório vai servir almoço e jantar no espaço, voltado para gastronomia portuguesa e lusófona, prevendo-se ainda uma zona destinada a jogos para crianças. Para além disso, estarão disponíveis jogos tradicionais portugueses e torneios de matraquilhos, bem como a estação provisória intitulada “Rádio Carmo”.

O evento é organizado pelo Instituto Cultural, a Direcção dos Serviços de Turismo e o Instituto para os Assuntos Municipais. Salomé Fernandes – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário