Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Cabo Verde - Candidaturas das Reservas de Biosfera das Ilhas do Fogo e Maio entregues na Unesco


Cidade da Praia – O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, mostrou-se convicto na aprovação pela Unesco das candidaturas das Reservas de Biosfera das Ilhas do Fogo e Maio, “tendo em conta a qualidade do trabalho realizado até agora”.

Gilberto Silva manifestou esta convicção à imprensa, à margem da apresentação das fichas de candidatura da Reserva de Biosfera das Ilhas do Maio e do Fogo pelo Ministério de Agricultura e Ambiente, através da Direcção Nacional do Ambiente, que aconteceu na cidade da Praia.

O governante explicou que a proposta será “muito bem avaliada” e que com o aval positivo da Unesco, as duas ilhas, assim como todo o arquipélago, “terão maior promoção”, mais procura, seja para o turismo, seja para a investigação, mas também mais investimentos.

“Estaremos também a ganhar uma elevação de toda uma consciência ambiental ecológica mais madura, num desenvolvimento harmonioso das nossas ilhas”, avançou.

Segundo disse, Cabo Verde ganha ainda “maior experiência na gestão das reservas de biosfera” na preparação dos novos dossiês, sustentando que a ideia “não é parar” pelo Fogo e pelo Maio, mas sim, avançar com propostas de outras ilhas no futuro.

Já o director nacional do Ambiente, Alexandre Rodrigues, esclareceu que as fichas que irão ser submetidas à Unesco são as descrições dos sítios candidatos, o seu valor ecológico e ambiental, valores culturais também existentes, das questões patrimoniais e dos diferentes interesses económicos em cada uma das regiões.

“É conjugar esses valores e definir como juntar tudo isto para promover um desenvolvimento sustentável”.

Conforme referiu, os critérios de avaliação são muitos e os “mais importantes estão nesta candidatura”, apontando que “a biodiversidade do arquipélago é representativa” com a sua região geográfica, com um desenvolvimento humano bastante importante.

“Há uma tendência muito positiva de que o país está a trabalhar fortemente com os objectivos de desenvolvimento sustentável.

Cabo Verde irá entregar as fichas de candidatura da Reserva Biosfera das Ilhas do Maio e do Fogo hoje, 14 de Outubro de 2019, em Paris, representado pelo director nacional do Ambiente, Alexandre Rodrigues, e de um representante consular local. In “Inforpress” – Cabo Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário