Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 22 de outubro de 2019

PALOP e Timor-Leste - Projeto do Instituto Camões investe na formação de empreendedores

Estão abertas as candidaturas para o Curso de Empreendedorismo Cultural e Fontes de Financiamento para os setores culturais. Um programa que pretende formar líderes de desenvolvimento dos setores culturais nos PALOP e em Timor-Leste e identificar boas práticas e soluções de inovação para a economia criativa e cultural.

Podem concorrer cidadãos nacionais de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, residentes num destes países, líderes de desenvolvimento dos setores culturais, que tenham atividade relevante de criação artística ou como empresários ou que exerçam funções técnicas relevantes em instituições com atividade nos sectores da cultura, sejam públicas ou privadas.

O curso será implementado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), em parceria com o Camões, IP, no âmbito do PROCULTURA.

O programa terá uma duração máxima de três semanas, com uma primeira edição a partir de novembro de 2019, a realizar em datas variáveis em cada um dos seis países PALOP, em ação financiada pela União Europeia.

Em Moçambique, a primeira edição acontece de 2 a 18 de Dezembro, na AECID, Oficina Técnica de Cooperación (OTC), em Maputo.

O prazo para inscrições decorre até 2 de Novembro. As inscrições são feitas através de envio de e-mail para o endereço procultura.moz@gmail.com colocando no título “Inscrição Curso Empreendedorismo Cultural”. Os cidadãos interessados poderão consultar o regulamento e os requisitos de candidatura no site do Camões I.P., em: https://www.camoes.pt , ou do programa PALOP –TL, em https://paloptl.eu.

Esta é uma iniciativa enquadrada na Ação 1.5 de Formação de Líderes de desenvolvimento dos setores da cultura da tutela pública, de organizações da sociedade civil e empresários para acesso aos instrumentos de financiamento disponíveis incluindo os desta ação para promover a inovação da economia cultural e criativa.

A iniciativa é promovida no âmbito da ação financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, IP. Tem por objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste, entre 2019 e 2023, com orçamento de 19 milhões de euros.

A ação ainda pretende reconhecer a cultura na inclusão social, a liberdade de expressão, a formação da identidade, o empoderamento civil e a prevenção de conflitos, e pela intenção da União Europeia e dos seus Estados membros de fomentar a economia e as políticas culturais, dentro da Aliança África – Europa para Investimentos e Empregos Sustentáveis, que incluem investir nas pessoas através da educação e formação de competências, explorar o potencial da integração econômica e do comércio entre as duas regiões para a criação de emprego e de rendimento. In “Mundo Lusíada” - Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário