Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Portugal - Investigadores querem saber mais sobre as antigas minas romanas em Penamacor

Uma equipa de investigadores espanhóis está a realizar escavações arqueológicas no concelho de Penamacor com o objetivo de conhecer e estabelecer uma datação das minas romanas na antiga Lusitânia, foi anunciado pela autarquia local.

Em nota de imprensa enviada às redações, este município do distrito de Castelo Branco explica que as escavações estão a decorrer nas explorações de ouro do complexo mineiro romano da Mina da Presa e Covão do Urso.

“Os trabalhos irão permitir conhecer toda a estrutura do território e como decorria a vida quotidiana, durante a ocupação romana. Pela primeira vez, haverá uma datação direta e precisa, em toda a antiga Lusitânia, de minas romanas, sendo que o complexo mineiro é um testemunho notável da atividade mineira romana de extração de ouro no nordeste da província romana”, é referido.

Segundo a informação, os trabalhos estão a ser realizados em duas explorações mineiras de um conjunto de explorações mais abrangente do rio Erges e Baságueda, sendo que as estruturas agora estudadas “funcionavam com depósitos de água que, neste caso, foram cortados transversalmente para obter uma datação dos diferentes níveis que o compõem, através da retirada de matéria orgânica datada por C14”.

Além da datação das minas, será ainda realizada uma análise polínica para ajudar a perceber a estrutura paleoambiental daquela região, ou seja, que tipo de cultivo se registava à data, se havia gado, que tipo de arvoredo predominava, entre outras coisas.

O Município de Penamacor também refere que foi feita outra escavação num antigo acampamento romano de caráter temporário e que foi sendo destruído com o avanço da mina.

“Este acampamento foi, provavelmente, estabelecido pelos militares no início dos trabalhos mineiros”, acrescenta a nota.

O projeto de estudo das Minas de Penamacor é dirigido por Brais X. Currás, investigador da Universidade de Coimbra, e por F. Javier Sánchez-Palencia, professor de investigação do Consejo Superior de Investigaciones Científicas, sediado em Espanha.

De acordo com o referido, o trabalho enquadra-se no projeto de Aurifer Tagus, que visa o estudo da exploração das minas do ouro durante a época romana na Lusitânia, contando com financiamento dos “Proyectos Arqueológicos en el Exterior”, do ministério de Cultura do governo espanhol.

“Enquadra-se, igualmente, no projeto de pós-doutoramento de Brais X. Currás e integra o projeto CORVS do ministério de Ciência de Espanha e do projeto IGAEDIS, dirigido pelas Universidades de Coimbra e Nova de Lisboa. A Câmara Municipal de Penamacor é parceira da iniciativa, resultado do trabalho que o município tem vindo a desenvolver no âmbito da valorização e conservação dos Geossítios que foram identificados à data da integração deste território no Geopark Naturtejo, que integra a rede de geoparques mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)”. In “Mundo Português” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário