Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Suíça – Mosquito tigre-asiático descoberto no cantão de Valais


O mosquito tigre-asiático é um dos transmissores da dengue e coloca em risco a saúde de 2,5 a 3 mil milhões de pessoas que habitam as regiões urbanas e suburbanas de 100 países das regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo



O mosquito tigre-asiático, uma espécie invasiva originária da Ásia e vetor do vírus da dengue, foi descoberto recentemente pela primeira vez numa área ao sudoeste do cantão do Valais.

Cientistas confirmaram a presença do inseto no vilarejo de Monthey e iniciaram uma busca para descobrir se há larvas, como informaram as autoridades cantonais na passada quarta-feira (16.10). Também foram iniciadas ações específicas para destruir possíveis colónias do mosquito.

O inseto descoberto em Monthey não significa que a espécie passou a viver no cantão, apesar de indicar o risco de uma possível colonização.

Originário do sudeste asiático, o mosquito-tigre tem se espalhado por toda a Europa. Ele foi visualizado pela primeira vez na Suíça no sul do cantão do Ticino em 2003. Depois foi descoberto ao norte dos Alpes em 2007. A sua presença também foi confirmada em diversas outras partes do país, mais recentemente em Genebra.

Noutras partes do globo o mosquito é transmissor de doenças tropicais como a Zika, dengue ou Chikungunya. Porém o exemplar encontrado na Suíça não continha o vírus ou protozoários como o "Plasmodium", que transmite a malária, explicam as autoridades. "Por isso consideramos que a sua picada ainda não representa um perigo para a população." In “Swissinfo” - Suíça

Sem comentários:

Enviar um comentário