Devido à seca, o Canal do Panamá aplicou medidas de mitigação como a redução do número de trânsitos por dia de 38 para 32, e também foi implementada uma redução ordenada do calado, que caiu para 43 pés (13,11 metros), quando o máximo oferecido pela pista é de 50 pés (15,24 metros).
Consequências
- Atolamentos e atrasos: Os tempos de espera de acordo com os barcos podem ser de 7 a 17 dias.
- Na segunda-feira havia mais de 153 navios esperando para passar pelo Canal. Ao final desta terça-feira, foram contabilizadas 125 embarcações.
- O Canal ampliou a condição de reserva, o que significa que dará mais vagas de reserva para amenizar o tempo de espera dos navios que já estão na fila e que não puderam fazer as suas reservas com antecedência.
Como estão os lagos:
O nível máximo do Lago Gatun é de 87,50 pés, que equivale a 26,67 metros, mas atualmente está em 79,61 pés, o que equivale a 24,27 metros.
No Lago Alhajuela a capacidade máxima é de 252 pés (76,8 metros) e atualmente está em 225,84 pés, ou seja, cerca de 68,84 metros.
Importância do Canal:
- O Canal do Panamá conecta 180 rotas marítimas a 1920 portos em 170 países.
- Aproximadamente 6% do comércio mundial anual passa por esta rota.
- Os Estados Unidos e a China são os principais utilizadores do canal, sendo os Estados Unidos responsáveis por quase 70% do tráfego.
Diminuição do rendimento:
A
falta de água está a impactar o rendimento esperado do Canal no ano fiscal de
2024, com uma diminuição de cerca de 200 milhões de dólares e até 300 milhões
de dólares.
Os
níveis dos lagos artificiais que alimentam o canal são baixos devido ao
prolongamento da estação seca.
Causas da situação:
A
seca diminuiu a profundidade da água no canal e nas suas eclusas.
As
restrições são resultado da escassez de água nas eclusas, que também abastecem
a população.
Duração da seca:
A
estação das chuvas trouxe apenas cerca de dois terços da precipitação habitual.
O
Panamá passou por vários anos secos na última década, com dois dos cinco anos
mais secos em 72 anos.
Medidas em curso:
Medidas
de economia de água foram aplicadas desde janeiro. As restrições continuarão
nos próximos meses, a menos que as condições meteorológicas mudem
significativamente.
Impacto no comércio e na logística:
A
situação está a afectar o comércio e a logística a nível mundial. Grandes
cadeias logísticas estudam replanear as rotas caso a situação piore. Embora não
seja uma crise grave, já se observam atrasos.
Impacto económico:
A
falta de água está a suscitar preocupações sobre o aumento dos preços dos
cereais e das matérias-primas.
Os
preços do transporte entre a China e os Estados Unidos aumentaram até 36%
devido à situação. Katiuska Hernández – Panamá in “Martes
Financiero”
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