Pela primeira vez, a Iki
Mobile marca presença no Mobile World Congress, Congresso Mundial de Tecnologia
Móvel. E a estreia da empresa portuguesa na maior feira de tecnologias móveis
do mundo desperta a atenção dos milhares de visitantes e de vários
órgãos de comunicação social internacionais.
Percorrendo o pavilhão 8.1,
dedicado ao planeta das aplicações (App Planet) é quase impossível não reparar
no stand da Iki Mobile. Além de
contar com dois promotores vestidos com um fato futurista, repleto de
lantejoulas prateadas e um capacete de astronauta, que contrastam com o tom
amarelo torrado de todo o espaço, as câmaras de canais de televisão que esperam
para filmar as demonstrações do telemóvel que ocupam os pequenos corredores que
rodeiam os stand.
Os jornalistas pedem às
promotoras para exemplificarem como o telemóvel português é resistente, tal
como a marca alega, atirando-o com força para o chão. Repetem o mesmo passo
várias vezes, com o telemóvel a permanecer intacto no final das demonstrações.
Tito Cardoso, presidente
executivo da Iki Mobile, confessou ao Negócios que o produto tem despertado a
atenção, quer de empresas quer dos media. Mas "não superou as
expectativas", porque "sabíamos que ia despertar (a atenção). Estamos
em muitos media locais espanhóis, e não só, em que aparece muitas vezes o nosso
produto como o produto destaque da feira, mas nem sequer fala da nossa marca.
Eles sabem que há este produto, mas não sabem ainda de quem é", comentou.
No centro das atenções está o
KF5 Bless Cortiça Edition, "o primeiro telemóvel do mundo que utiliza esta
matéria-prima", garantiu.
O "smartphone" é
forrado a cortiça, um material "amigo do ambiente, reciclável e bom para a
economia porque desenvolve a economia portuguesa e a espanhola", uma vez
que a empresa com sede em Coruche, Santarém, também utiliza cortiça do país
vizinho. Ou seja, "é um produto que se destaca bastante",
acrescentou.
Mas a utilização da cortiça
também garante outras características ao produto como, por exemplo, nas
questões da radiação, que permite que não irradie tanto. "Logo,
protege-nos enquanto utilizadores", sublinhou. Além disso, também aponta
vantagens na resistência e "quando tocamos no telemóvel sentimos que
estamos a tocar numa coisa mais natural, algo que nos tira o stress", destacou Tito Cardoso,
lembrando que "estamos todo o dia a usar o telemóvel".
Quanto à decisão de participar
na feira de Barcelona, que decorreu até ontem, 02 de Março de 2017, e conta a
presença de gigantes como a Samsung, Huawei, LG, Sony ou Nokia, Tito Cardoso
revelou que "no ano passado estivemos inscritos, mas não participámos. Foi
só para sentirmos o espaço, para sabermos como haveríamos de participar, já
contando que íamos ter sucesso no primeiro ano da marca. E, por isso, estamos
aqui".
O CEO da Iki Mobile acredita
que a marca está a conseguir concorrer pela atenção dos visitantes da feira
face aos stands dos gigantes do
sector, "mas também o produto em si é muito interessante e muito bem
desenhado. É desenhado por 'designers'
portugueses, em Portugal, o que também nos permitiu estarmos a olhar para outra
forma que passa por descentralizar a produção que temos, por exemplo, na China.
Estamos a descentralizar tudo e a colocar mais em Portugal", adiantou.
Na produção do KF5 Bless
Cortiça Edition a parte final da aplicação da cortiça já é realizada em
Portugal. Mas em breve vão ter um produto quase totalmente 'made in' Portugal,
revelou, sublinhado que não será 100% fabricado em terras lusas porque há
coisas que Portugal não produz "como as 'motherboards' ou as câmaras. Temos sempre que as comprar (estas
peças) no exterior, é natural", referiu.
A Iki Mobile nasceu há cerca
de um ano. Na Europa a sua actividade, ao longo destes 12 meses, centrou-se
maioritariamente através de vendas on line.
A maioria das vendas da
empresa foi realizada "nos países de língua portuguesa, como países
africanos e asiáticos, e também no Canadá", detalhou. "No primeiro
ano trabalhámos muito mais para fora, para o mundo. Costumamos dizer que a Iki
Mobile é a empresa portuguesa de telemóveis no mundo e tivemos muito sucesso
além-fronteiras".
Quando arrancaram a
actividade, tinham uma previsão de vendas de 30 mil unidades para o primeiro
ano. Um número que foi ultrapassado "largamente, quase não estávamos
preparados, mas conseguimos dar uma resposta muito boa e vendemos mais de 290
mil produtos só no primeiro ano".
Agora, a empresa já está
presente no retalho no mercado ibérico onde os produtos são distribuídos
através de uma parceria com a JP Sá Couto.
O segmento empresarial
representa a maioria das vendas da empresa, fruto da estratégia da Iki Mobile
em apostar em pequenas e médias empresas de retalho. "Estamos a querer
trabalhar com os pequenos e médios empresários (de retalho), que em Espanha são
muito fortes. Em Portugal ainda não são, mas vamos fazê-los ainda mais
fortes", referiu.
Uma convicção que Tito Cardoso
também acredita que se aplica à Iki Mobile. "Estamos aqui, na feira de
Barcelona, a marcar posição. Obviamente para o ano estaremos ainda mais
fortes", concluiu, confessando ainda que a empresa conta voltar a estar
presença na edição da maior feira de tecnologias móveis do mundo no próximo
ano. Sara Ribeiro – Portugal in “Jornal
de Negócios”
Poderá aceder a mais
informação sobre a empresa Iki Mobile aqui no
blogue “Baía da Lusofonia”
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