Na passada segunda-feira, 03
de Agosto de 2015, o primeiro trem contêiner em bloco da China chegou ao Porto
de Baku no Azerbaijão. A cerimônia de boas-vindas ao novo terminal de
ferry-boat contou com a presença de importantes autoridades do Azerbaijão,
Cazaquistão e Geórgia, bem como representantes dos seus portos, empresas de
transportes ferroviários e marítimos e membros dos corpos diplomáticos
nacionais.
O primeiro trem do noroeste
da China para o Azerbaijão resultou de um esforço conjunto do Comitê de
Coordenação no desenvolvimento da Rota Internacional Transcaspiana de
Transporte (Trans-Caspian International Transport Route - TITR). O Comitê teve
início com a Kazakhstan Railways e abrange portos, ferrovias, empresas
logísticas e de transportes marítimos do Azerbaijão, Cazaquistão, Geórgia,
Turquia e China.
O trem, transportando 82
contêineres de vinte pés, partiu da cidade de Shihezi, na Região Autônoma de
Xinjiang Uygur da China em 28 de julho, viajando mais de 4000 km antes de
chegar ao porto do Mar Cáspio de Aktau, no Cazaquistão. De lá, o trem foi
transportado por ferry-boat para o novo Porto de Baku no Alyat, 70 km ao sul da
capital do Azerbaijão, Baku.
O governo do Azerbaijão está
construindo um novo e avançado complexo portuário perto de Alyat que inclui
zonas de logística, um estacionamento TIR seguro, instalações de uma base de
abastecimento de petróleo de uso comum e áreas alfandegárias. O novo porto
abrange uma área total de 400 hectares. Esta construção faz parte de uma
estratégia maior do presidente Ilham Aliyev do Azerbaijão para fortalecer a
economia não petrolífera do país e diversificá-la dos hidrocarbonetos.
Localizado nos cruzamentos estratégicos da Europa e Ásia e próximo a mercados
consideráveis, como China, Turquia, Irã e Rússia, o Porto de Baku está prestes
a tornar-se o principal hub logístico e comercial da Eurásia.
Como players ativos no
antigo comércio da Rota da Seda, os países sem litoral do Cáucaso e da Ásia
Central têm como objetivo reavivar e impulsionar o antigo comércio terrestre
entre a China e a Europa. A futura conclusão do projeto ferroviário Baku-Tbilisi-Kars
ligando as redes ferroviárias do Azerbaijão, Geórgia e Turquia com a União
Europeia, oferece novas oportunidades para o transporte de carga da China e do
Extremo Oriente através de uma rota terrestre mais curta e rápida. A rota
marítima atual da China Oriental para a Europa é de 30 a 35 dias. Os membros do
Comitê de Coordenação pretendem diminuir o tempo de entrega porta a porta de
mercadorias chinesas para a Europa para menos de 14 dias. In “Portogente”
- Brasil
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