Está
em curso o estudo de impacte ambiental das dragagens que permitirão em breve a
entrada no porto de navios até 14m de calado em qualquer maré,
porta-contentores de 4 mil TEU e de navios de graneis e carga geral de tamanho
médio
O Porto de Setúbal possui
uma localização excecional, a 30 km do centro de Lisboa, com ligação rodoviária
direta à autoestrada sem passar pela malha urbana e é o segundo maior porto
nacional em número diário de comboios de carga. Na componente das acessibilidades
marítimas, está em curso o estudo de impacte ambiental das dragagens que
permitirão em breve a entrada no porto de navios até 14m de calado em qualquer
maré, porta-contentores de 4 mil TEU e de navios de graneis e carga geral de
tamanho médio.
O porto em apreço tem vindo
a registar nos últimos anos um forte crescimento no movimento de mercadorias,
tendo passado recentemente de 6 milhões para 8 milhões de tons por ano,
perspetivando-se que este fluxo continue a aumentar durante a próxima década, o
que conduz à necessidade de uma reflexão atempada sobre a construção de
infraestruturas adicionais que permitam o crescimento da oferta.
Apesar de estar localizado
numa região de grande interesse ambiental, que a APSS – Administração dos
Portos de Setúbal e Sesimbra ajuda a preservar, possui ainda uma área de
expansão para novos terminais portuários de mercadorias com uma potencial
frente de cais de cerca de 3 km. Estas áreas dividem-se em duas partes
distintas, apenas separadas pelo terminal Sapec e pelas instalações do Trem
Naval, conforme abaixo descrito.
1 - Área Central do Porto
Entre o Terminal Ro-Ro
“Coelho da Mota” e o Terminal Sapec, é possível a construção de 1,9 km de cais
novo no alinhamento do terminal Ro-Ro. O potencial destas áreas está atualmente
em processo de divulgação internacional tendo em vista obter manifestações de
interesse, para qualquer que seja o tipo de carga. Estas novas áreas portuárias
correspondem a uma capacidade acrescida de 1,5 milhões de TEU, a adicionar à
oferta atual de 500 mil TEU.
2 - Projeto Blue Atlantic
O projeto “Blue Atlantic”
localiza-se entre as infraestruturas do Trem Naval e o Terminal Alstom, cerca
de 1 km a montante do Terminal Sapec. Nesta área é possível a implantação de um
novo cais com 800 m de comprimento e uma vasta área industrial e logística
adjacente. Neste momento, este projeto está já em divulgação internacional
através do promotor Sapec. In “Revista de Marinha” - Portugal
Que traga trabalho e futuro para os jovens e muitos mais
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