Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Portugal – Porto de Setúbal divulga as suas possibilidades de expansão

Está em curso o estudo de impacte ambiental das dragagens que permitirão em breve a entrada no porto de navios até 14m de calado em qualquer maré, porta-contentores de 4 mil TEU e de navios de graneis e carga geral de tamanho médio

O Porto de Setúbal possui uma localização excecional, a 30 km do centro de Lisboa, com ligação rodoviária direta à autoestrada sem passar pela malha urbana e é o segundo maior porto nacional em número diário de comboios de carga. Na componente das acessibilidades marítimas, está em curso o estudo de impacte ambiental das dragagens que permitirão em breve a entrada no porto de navios até 14m de calado em qualquer maré, porta-contentores de 4 mil TEU e de navios de graneis e carga geral de tamanho médio.



O porto em apreço tem vindo a registar nos últimos anos um forte crescimento no movimento de mercadorias, tendo passado recentemente de 6 milhões para 8 milhões de tons por ano, perspetivando-se que este fluxo continue a aumentar durante a próxima década, o que conduz à necessidade de uma reflexão atempada sobre a construção de infraestruturas adicionais que permitam o crescimento da oferta.



Apesar de estar localizado numa região de grande interesse ambiental, que a APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra ajuda a preservar, possui ainda uma área de expansão para novos terminais portuários de mercadorias com uma potencial frente de cais de cerca de 3 km. Estas áreas dividem-se em duas partes distintas, apenas separadas pelo terminal Sapec e pelas instalações do Trem Naval, conforme abaixo descrito.

1 - Área Central do Porto

Entre o Terminal Ro-Ro “Coelho da Mota” e o Terminal Sapec, é possível a construção de 1,9 km de cais novo no alinhamento do terminal Ro-Ro. O potencial destas áreas está atualmente em processo de divulgação internacional tendo em vista obter manifestações de interesse, para qualquer que seja o tipo de carga. Estas novas áreas portuárias correspondem a uma capacidade acrescida de 1,5 milhões de TEU, a adicionar à oferta atual de 500 mil TEU.

2 - Projeto Blue Atlantic

O projeto “Blue Atlantic” localiza-se entre as infraestruturas do Trem Naval e o Terminal Alstom, cerca de 1 km a montante do Terminal Sapec. Nesta área é possível a implantação de um novo cais com 800 m de comprimento e uma vasta área industrial e logística adjacente. Neste momento, este projeto está já em divulgação internacional através do promotor Sapec. In “Revista de Marinha” - Portugal


1 comentário: