Cearáportos
informou que três empresas que já atuam no Pecém demonstraram interesse na
instalação de um hub próprio no local. Proximidade com o Canal do Panamá é um
dos fatores favoráveis para o Ceará
Com a finalização da segunda
expansão do Porto do Pecém, prevista para o próximo ano, o Governo do Estado
aposta na formação de um hub (ponto de conexão) marítimo no Ceará. Segundo
Rebeca Oliveira, diretora comercial da Cearáportos, as empresas transportadoras
Hamburg Süd, Maersk e CMA CGM já sinalizaram interesse em formar um hub próprio
no local.
“Existe espaço para todos. A
gente tendo equipamentos, tendo berços prontos, tendo a tabela acessível que a
gente tem, vai ser natural eles chegarem até aqui. Claro que a gente está
correndo atrás deles com um laço, mas, eles, eventualmente vão vir mesmo”, diz.
Como motivos para essa
atração de empresas interessadas no Estado, Rebeca cita a proximidade com o
canal do Panamá, cujas obras devem terminar em dezembro de 2016. “Eu falo não o
primeiro porto, mas o primeiro porto que tem berços para isso, equipamentos
para isso, profundidade natural e a retroárea. Porque a gente não pode esquecer
que tem Belém, com o Porto do Conde (PA), Porto do Itaqui (MA). Cada um tem sua
vantagem, mas a gente consegue ter todas as vantagens em um terminal só”,
enfatiza.
Infraestrutura
O porto conta com Terminal
de Insumos e Produtos Siderúrgicos e Carga Geral (píer 1), um Terminal de
Petróleo/Derivados e Granéis Líquidos (píer 2), ponte de acesso de 2.142 metros
de extensão, pátio de armazenagem de cargas e píer de rebocadores.
Dispõe ainda de uma correia
transportadora com 12 km de extensão e capacidade para movimentar 2.400
toneladas por hora; e o Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT), que passa pela
segunda etapa de expansão.
As obras incluem
pavimentação e ampliação do quebra-mar, que deve ficar pronto até o final de
2015, nova ponte de acesso ao quebra-mar, que será construída a partir de
agosto e vai permitir o trânsito de caminhões para movimentação de placas, além
da instalação de transportadores de correia para possibilitar a operação nos
futuros terminais de granéis sólidos.
Estão sendo construídos mais
três berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres. Os
equipamentos operarão carga geral e produtos da Companhia Siderúrgica do Pecém
(CSP). A previsão de conclusão dos berços são setembro de 2015 (berço 7), dezembro
de 2015 (berço 8) e maio de 2016 (berço 9).
O investimento total da
segunda ampliação será em torno de R$ 640 milhões, recursos do tesouro Estadual
e do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). A expansão do terminal vai
quintuplicar a capacidade de movimentação de cargas e coloca o Porto do Pecém.
Hub
TAM e concessões
André Facó, secretário da
Infraestrutura do Estado, diz que o Governo do Ceará ainda está estudando, nos
próximos dois meses, o portfólio de projetos de infraestrutura econômica que
poderão ser levados ao processo de concessão.
“Estamos selecionando
aqueles projetos de infraestrutura que agregariam para o Governo do Estado a
questão do desenvolvimento econômico”.
Em relação ao aeroporto, o
secretário se mostra otimista. “A gente vê que o Ceará reúne condições técnicas
diferenciadas em relação aos outros competidores, não desmerecendo os outros,
mas a gente está trabalhando para potencializar essas vantagens. Que a TAM
consiga enxergar isso não somente agora, mas no longo prazo”. Beatriz Cavalcante – Brasil in ”O
Povo”
NÚMEROS:
640 milhões de reais é o investimento total previsto na obra de ampliação do
Pecém
Dicionário:
A retroárea ou retroporto consiste em um instrumento logístico e aduaneiro
fundamental para regular os fluxos nos portos e de extrema importância para a
competitividade de tais portos. São áreas externas aos portos onde ocorrem
atividades essenciais para o funcionamento dos mesmos.
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