Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Brasil – Porto de Pecém aposta na proximidade do Canal do Panamá

Cearáportos informou que três empresas que já atuam no Pecém demonstraram interesse na instalação de um hub próprio no local. Proximidade com o Canal do Panamá é um dos fatores favoráveis para o Ceará

Com a finalização da segunda expansão do Porto do Pecém, prevista para o próximo ano, o Governo do Estado aposta na formação de um hub (ponto de conexão) marítimo no Ceará. Segundo Rebeca Oliveira, diretora comercial da Cearáportos, as empresas transportadoras Hamburg Süd, Maersk e CMA CGM já sinalizaram interesse em formar um hub próprio no local.

“Existe espaço para todos. A gente tendo equipamentos, tendo berços prontos, tendo a tabela acessível que a gente tem, vai ser natural eles chegarem até aqui. Claro que a gente está correndo atrás deles com um laço, mas, eles, eventualmente vão vir mesmo”, diz.

Como motivos para essa atração de empresas interessadas no Estado, Rebeca cita a proximidade com o canal do Panamá, cujas obras devem terminar em dezembro de 2016. “Eu falo não o primeiro porto, mas o primeiro porto que tem berços para isso, equipamentos para isso, profundidade natural e a retroárea. Porque a gente não pode esquecer que tem Belém, com o Porto do Conde (PA), Porto do Itaqui (MA). Cada um tem sua vantagem, mas a gente consegue ter todas as vantagens em um terminal só”, enfatiza.

Infraestrutura

O porto conta com Terminal de Insumos e Produtos Siderúrgicos e Carga Geral (píer 1), um Terminal de Petróleo/Derivados e Granéis Líquidos (píer 2), ponte de acesso de 2.142 metros de extensão, pátio de armazenagem de cargas e píer de rebocadores.

Dispõe ainda de uma correia transportadora com 12 km de extensão e capacidade para movimentar 2.400 toneladas por hora; e o Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT), que passa pela segunda etapa de expansão.

As obras incluem pavimentação e ampliação do quebra-mar, que deve ficar pronto até o final de 2015, nova ponte de acesso ao quebra-mar, que será construída a partir de agosto e vai permitir o trânsito de caminhões para movimentação de placas, além da instalação de transportadores de correia para possibilitar a operação nos futuros terminais de granéis sólidos.

Estão sendo construídos mais três berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres. Os equipamentos operarão carga geral e produtos da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). A previsão de conclusão dos berços são setembro de 2015 (berço 7), dezembro de 2015 (berço 8) e maio de 2016 (berço 9).

O investimento total da segunda ampliação será em torno de R$ 640 milhões, recursos do tesouro Estadual e do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). A expansão do terminal vai quintuplicar a capacidade de movimentação de cargas e coloca o Porto do Pecém.

Hub TAM e concessões

André Facó, secretário da Infraestrutura do Estado, diz que o Governo do Ceará ainda está estudando, nos próximos dois meses, o portfólio de projetos de infraestrutura econômica que poderão ser levados ao processo de concessão.

“Estamos selecionando aqueles projetos de infraestrutura que agregariam para o Governo do Estado a questão do desenvolvimento econômico”.

Em relação ao aeroporto, o secretário se mostra otimista. “A gente vê que o Ceará reúne condições técnicas diferenciadas em relação aos outros competidores, não desmerecendo os outros, mas a gente está trabalhando para potencializar essas vantagens. Que a TAM consiga enxergar isso não somente agora, mas no longo prazo”. Beatriz Cavalcante – Brasil in ”O Povo”

NÚMEROS: 640 milhões de reais é o investimento total previsto na obra de ampliação do Pecém

Dicionário: A retroárea ou retroporto consiste em um instrumento logístico e aduaneiro fundamental para regular os fluxos nos portos e de extrema importância para a competitividade de tais portos. São áreas externas aos portos onde ocorrem atividades essenciais para o funcionamento dos mesmos.

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