Segundo o jornal de comércio
londrino “Container Management” o porto interior alemão de Duisburg ocupou em
2014 o 41º lugar no seu Top 100 ranking, ultrapassando com um movimento de 3,4
milhões de TEU, portos marítimos como Le Havre (2,6 milhões), Houston (2
milhões), Barcelona (1,9 milhões), Marselha e Sines (1,2 milhões) ou Miami (900
mil TEU).
“Como o único porto fluvial
entre os melhores portos de contentores, o porto de Duisburg está a reforçar a
sua posição como maior estrutura mundial de movimentação de contentores no
interior” afirmou Erich Staake, CEO do porto em comunicado, acrescentando que
“o transporte combinado continuará a ser essencial para o crescimento futuro.
Com a nossa orientação para a procura, desenvolvendo as capacidades dos
terminais, estamos a criar condições para um maior crescimento.”
A capacidade do porto é
actualmente de cinco milhões de TEU por ano, mas devido ao difícil ambiente
económico, “as greves no sector do transporte ferroviário de mercadorias e o
fraco crescimento económico da China tiveram um efeito negativo no porto de
Duisburg” adiantou Erich Staake, justificando o 1,8 milhões de TEU movimentados
no 1º semestre de 2015, ligeiramente superior ao período homólogo (1,6
milhões).
No próximo mês de Setembro,
duas gruas ferroviárias entrarão ao serviço nos terminais I e III, para
aumentar a capacidade operacional. Baía
da Lusofonia
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