Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 16 de julho de 2019

CPLP - Conselho de Ministros reúne-se na cidade do Mindelo sob o lema da mobilidade




A cidade do Mindelo acolhe a XXIV Reunião do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no dia 19 de julho de 2019, sob o lema “A Mobilidade como Fator de Coesão e Construção de Cidadania na CPLP”.

A reunião terá início às 08:00, na sala de Conferências do Hotel Oásis Atlântico Porto Grande, e contará com a presença dos Ministros dos Negócios Estrangeiros/Relações Exteriores de todos os Estados-membros da Organização Internacional.

Após a cimeira dos Chefes de Estados e de Governo, de julho de 2018, em Santa Maria - Ilha do Sal, a cidade do Mindelo será o palco do Conselho de Ministros da CPLP, segundo órgão deliberativo da Organização. A XXIV Reunião do Conselho de Ministros da CPLP é presidido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luis Filipe Tavares, enquanto Presidente em exercíco deste órgão, no biénio 2018-2020.

O Conselho de Ministros vai ser precedida pela XXXIX Reunião dos Pontos Focais da Cooperação nos dias 15 e 16, que passará em revista a Cooperação em todos os domínios da CPLP, bem como analisará e deve aprovar vários documentos estruturantes no domínio da cooperação: o Manual da Cooperação na CPLP, o Documento Estratégico de Cooperação, o Regimento Interno das Reuniões dos Pontos Focais, entre outros a ser apreciados e apresentados ao Conselho de Ministros para decisão.   

O Comité de Concertação Permanente, formado por Embaixadores e Representantes Permanentes, reunirá no dia 18 para apreciar as questões político-diplomáticas e consequente aprimoramento da agenda da reunião ministerial.

No dia 20 de julho, o ministro Luís Filipe Tavares vai proporcionar aos homólogos uma viagem à Ilha de Santo Antão. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Sem comentários:

Enviar um comentário