Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Macau – Candidato ao cargo de Chefe Executivo ausculta organizações da sociedade civil



Ho Iat Seng atravessou o corredor da Associação Promotora da Instrução dos Macaenses (APIM) sem gravata, a distribuir apertos de mão e sorrisos aos que o receberam. Mas Miguel de Senna Fernandes, que mostrou apoio ao pré-candidato, notou que a visita constituiu uma actividade de consulta e recolha de opiniões, não de campanha.

As opiniões apresentadas pela APIM centraram-se na política de educação para com as instituições que têm como língua veicular o Português, nomeadamente na defesa da manutenção do sistema vigente. Garantir a “identidade”, tanto do Jardim de Infância D. José da Costa Nunes, que vai integrar a rede de instituições escolares públicas, como da Escola Portuguesa de Macau.

De acordo com o presidente da APIM, que falou à margem do encontro, Ho Iat Seng reiterou a importância da língua portuguesa. “Pela relação que sempre teve com a comunidade macaense, desde cedo se apercebeu das sensibilidades culturais existentes em Macau. Isto é visível. Entende-se bem na maneira como fala quando se refere à comunidade portuguesa. A cultura portuguesa não lhe é estranha”, disse Miguel de Senna Fernandes, acrescentando estar convicto de que o pré-candidato “honraria uma identidade que é muito própria, que é a identidade macaense”.

Foi também apresentada a vontade da APIM em reforçar a divulgação da língua chinesa, nomeadamente do cantonense. “Costumo dizer que o mandarim é uma língua de futuro mas o cantonense é uma língua de integração”, apontou Miguel de Senna Fernandes, reconhecendo ser uma visão com dificuldades de implementação por razões técnicas.

O presidente da APIM disse “não ver como recusar o apoio” a Ho Iat Seng, considerando ser o interessado ao cargo de Chefe do Executivo que “oferece mais credibilidade”. É o único de entre nove pré-candidatos com experiência política.

“Deu mostras de que tem pelo menos conhecimento sobre as coisas de Macau. Podemos não concordar com esta visão que se tem, mas pelo menos tem uma visão global sobre as coisas, tem em conta as várias nuances da população, nuances culturais e aquela vontade de manter as coisas como elas são, manter a identidade das coisas”, apontou Miguel de Senna Fernandes. Para além disso, na sua visão, Ho Iat Seng terá “um papel mais interventivo” e com “mais iniciativa” do que o actual Chefe do Executivo, Chui Sai On, notando “características diferentes” entre as duas figuras políticas.

Note-se que amanhã Ho Iat Seng visita a Associação dos Macaenses. O seu programa político será apenas apresentado durante a campanha, no próximo mês.

Nove interessados no cargo de Chefe

O número de pessoas interessadas em concorrer ao cargo de Chefe do Executivo subiu para nove. A actualização foi feita na sexta-feira pela presidente da Comissão de Assuntos Eleitorais do Chefe do Executivo (CAECE). De acordo com Song Man Lei, quatro deles solicitaram o contacto dos membros do Colégio Eleitoral. Para a candidatura ser formalizada, cada pré-candidato tem de obter pelo menos 66 assinaturas de entre 400 membros. A juíza explicou ainda que, antes do período de campanha eleitoral, que começa a 10 de Agosto, por motivos de recolha de assinaturas para propositura, os interessados na candidatura podem manifestar as suas ideias, contactar membros do colégio eleitoral ou ouvir as suas opiniões, mas estão impedidos de promover os respectivos programas políticos. As eleições decorrem a 25 de Agosto.

Novo presidente da AL eleito na quarta-feira

Os deputados da Assembleia Legislativa vão eleger na quarta-feira o próximo presidente do órgão, após Ho Iat Seng ter renunciado ao cargo no dia 5 deste mês para se candidatar a Chefe do Executivo. A eleição teria de ocorrer no prazo de 15 dias após a renúncia do titular do cargo. Já a eleição de um deputado para ocupar o seu lugar, terá de ser realizada no prazo de 180 dias. Salomé Fernandes – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário