Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 4 de julho de 2019

CPLP - Pretende parcerias "cada vez mais intensas" com os seus 19 observadores associados



O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) disse ontem que na reunião da manhã de terça-feira com os 19 observadores associados da organização foram discutidas possibilidades de "parcerias cada vez mais intensas"

Os Estados-membros da organização e o secretário-executivo reuniram-se ontem com os 18 países e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) que têm a categoria de observadores associados, numa reunião que o embaixador Francisco Ribeiro Telles classificou de "muito positiva".

Esta reunião teve a ver com o "estabelecimento de parcerias que nós [CPLP] queremos cada vez mais intensas" com os observadores associados, disse Ribeiro Telles.

"Alinhavámos projetos que podem vir a ser importantes para o futuro e a contribuição que cada país associado e a organização internacional associada, a OEI, podem dar para o trabalho da CPLP", afirmou o responsável, no final do encontro que decorreu na sede daquela comunidade, em Lisboa.

Segundo o secretário-executivo da CPLP, foi feito também um ponto de situação do andamento dos trabalhos e da cooperação entre os nove Estados-membros da organização e os seus 19 observadores associados, e o que se pode constatar "é que há um interesse crescente da comunidade internacional sobre os trabalhos da CPLP".

Os observadores associados também apresentaram um relatório das suas atividades, a 05 de maio, Dia da Língua e da Cultura Portuguesa, referiu o diplomata português.

"E o que podemos verificar foi que também houve um conjunto de atividades nesse dia nos quatro continentes, o que é digno de registo", acrescentou. In “Sapo Timor-Leste” com “Lusa”

Sem comentários:

Enviar um comentário