Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 16 de julho de 2019

Macau – Nova aplicação de incentivo ao bilinguismo

Macau está a investir na formação de quadros bilingues, e desta vez o meio eleito para isso é uma aplicação para telemóveis. É a segunda no espaço de ano e meio a surgir no território com vista a apoiar a aprendizagem do Português. A Direcção dos Serviços de Educação e Juventude espera que este recurso seja “prático e mais interactivo” para os cidadãos



A Direcção dos Serviços de Educação e Juventude (DSEJ) e a Universidade de Macau (UM) desenvolveram a aplicação “Fala!”, voltada para a aprendizagem do Português. O objectivo desta cooperação centrou-se na disponibilização de “mais canais de aprendizagem, convenientes aos cidadãos, e de enriquecer os recursos de aprendizagem”.

“Vocês têm muita sorte (…). O Governo da RAEM apoia os alunos para alargarem a sua visão”, discursou o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura para uma plateia de alunos de camisa branca e azul. Foi na Escola Oficial Zheng Guanying que decorreu a apresentação da nova ferramenta tecnológica. Alexis Tam destacou também a importância dada pelo Executivo ao desenvolvimento das competências linguísticas dos alunos bem como à formação de quadros bilingues de Chinês-Português.

Numa tentativa de tornar a aprendizagem linguística mais atractiva, referiu programas de estágio promovidos pelo Governo no exterior, alguns dos quais em instituições como a União Europeia e a UNESCO. Para os que decidirem completar os estudos no estrangeiro, Alexis Tam apelou a que actuem “como diplomatas de Macau”, através da transmissão da cultura chinesa, mas que regressem “para construir Macau”.

No evento, o director da DSEJ, Lou Pak Sang, demonstrou as funções da aplicação através de uma breve encenação. “Fala!” disponibiliza oito cenários de aprendizagem diferentes, com diálogos em Português e Chinês, onde são usadas vozes humanas reais, com ajustamento de volume e velocidade da fala. Já se encontra disponível para ser utilizada de forma gratuita em sistemas Android e iOS.

O conteúdo será actualizado regularmente pela DSEJ, a qual espera “com o lançamento desta aplicação, proporcionar um recurso conveniente, prático e mais interactivo aos cidadãos interessados na aprendizagem de línguas” bem como incentivar “o público geral a desenvolver uma aprendizagem ao longo da vida e a aproveitar, da melhor forma, o seu tempo livre em acções de aperfeiçoamento”.

Esta é já a segunda ferramenta para telemóveis criada em Macau com vista à promoção do Português junto do público chinês. Aquando do evento, que também contou com a participação de Rui Martins, vice-reitor da Universidade de Macau, o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura aproveitou para recordar o lançamento da aplicação “Diz lá!”, lançada pelo Instituto Politécnico de Macau em Fevereiro do ano passado. Salomé Fernandes – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário