Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Internacional - Portugal em exercício de Geminação para uma Parceria de Energia Eólica Offshore



O WavEC Offshore Renewables tem o prazer de anunciar que o projecto TWIND, dedicado à área da energia eólica offshore, foi aprovado para financiamento no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020 da UE. O projeto é coordenado pelo WavEC e reúne outras três entidades de investigação de renome a nível internacional: Tecnalia Research & Innovation (Espanha), Offshore Renewable Energy Catapult (Reino Unido) e Universidade Técnica de Delft (Países Baixos).

O projecto TWIND foi lançado em julho de 2019 e terá uma duração de três anos, com um orçamento total de 796 mil Euros. O seu objetivo global é o de criar uma rede de excelência que dinamize um leque de profissionais e estagiários de investigação especializados no domínio da energia eólica offshore, com vista a apoiar uma indústria emergente em Portugal, numa área em que se antecipa um crescimento acentuado mas que não tem ainda uma base de formação dedicada.

O projeto visa ampliar o perfil de investigação do WavEC como instituição de um país widening (Portugal), bem como o perfil de investigação do seu pessoal na área específica da energia eólica offshore, melhorando, ao mesmo tempo, a capacidade científica e tecnológica de todas as instituições envolvidas. Para tal, o TWIND procura assegurar a efectiva coordenação de esforços e instigar a excelência e a capacidade de inovação, através da transferência de conhecimento com os parceiros acima referidos, líderes internacionais no domínio da energia eólica offshore sedeados em países de elevado desempenho científico a nível europeu (Espanha, Reino Unido e Países Baixos). As capacidades combinadas dos parceiros estabelecerão as bases para explorar resultados de investigação já existentes e para investir no desenvolvimento de novos conhecimentos.

As iniciativas de networking e transferência de conhecimento estimularão atividades de investigação e o desenvolvimento de serviços altamente qualificados, com elevado impacto na economia e na sociedade, beneficiando assim não apenas o WavEC e as organizações parceiras, mas também Portugal como um todo. Para além disso, estas iniciativas dinamizarão ainda atividades de campo nas zonas de teste na costa portuguesa com impacto a nível regional.

O TWIND está alinhado com diversas prioridades Nacionais e Europeias, nomeadamente a Estratégia Industrial do governo do Reino Unido, a Estratégia Industrial Portuguesa para as Energias Renováveis Oceânicas, publicada em 2017, e o Plano de Implementação de Energia Eólica Offshore SET Plan, adoptado em Junho de 2018, estabelecendo deste modo uma via de consolidação da estratégia do WavEC nesta área e estimulando o desenvolvimento de uma cadeia logística em Portugal para a energia eólica offshore flutuante. WavEC Offshore Renewables - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário