Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 13 de julho de 2019

Macau – Aguarelas fazem “reviver” tempos antigos da ilha Verde

Lei Chi Veng, pintor de Macau e antigo professor de arte de uma escola primária na Ilha Verde, fez renascer as memórias, vivências e paisagens que caracterizavam a zona há 40 anos numa série de pinturas em aguarela. Nas 80 obras expostas, o artista pretende reavivar as “recordações colectivas” dos moradores com quem se cruzou ao longo dos anos, quer sozinho como com os alunos que os acompanhavam nesse processo criativo a quem presta agora uma pequena homenagem



“Nunca me vou esquecer. Antigamente, a Escola Primária da Ilha Verde ocupava apenas um andar. Mal cabia uma turma, os alunos corriam para os campos como se voassem, e quando a campainha soava iam rapidamente para a sala. Antes, a escola estava rodeada de flores e plantas muito coloridas. Mas todas estas imagens agradáveis já desapareceram”, recorda Lei Chi Veng, autor de uma série de aguarelas intitulada “Amor da Ilha Verde”.

A mostra que integra 80 obras do artista local de 71 anos está patente na sala de exposições do Centro UNESCO até sábado. Um conjunto de pinturas através do qual revive os momentos ainda bem presentes na memória de Lei Chi Veng. “O processo de criação estendeu-se ao longo de três décadas: fui professor de arte na Escola Primária da Ilha Verde ao longo de 40 anos, fiz a primeira pintura deste série no início da carreira e conclui a última há 10 anos. Aposentei-me em 2013”, contou, em entrevista ao Jornal Tribuna de Macau.

Neste sentido, Lei Chi Veng desvendou que o convívio com os alunos esteve sempre presente no momento em que decidia pintar. “Aproveitávamos o tempo de aula ou fora dela para nos deslocarmos a diferentes locais, onde captávamos momentos harmoniosos na Ilha Verde que se tornaram hoje em memórias colectivas dos moradores de Macau”, referiu.

“Estou muito familiarizado com a zona da Ilha Verde, mas os meus alunos conhecem ainda mais porque é onde vivem. Levaram-me a conhecer sítios bonitos, a maioria dos quais desconhecia até porque tenho medo de cães e não me queria cruzar com eles no meio da rua”. contextualizou.

Para o artista, a essência desta exposição é o amor pessoal pela Ilha Verde, mas também pelos alunos – companhia insubstituível e indispensável neste longo caminho de produção artística. “Os moradores da zona eram muito pobres e trabalhavam arduamente. Podiam comprar apenas um quarto ou construir uma casa com chapas de zinco. Mas, na altura, todas abriam as portas das suas casas, sem medo de serem assaltados. Era tudo muito natural”, recordou, entre sorrisos.

Contudo, nem todos os alunos mostravam interesse em participar nesta actividade, pois o estilo de vida na zona era “péssimo”. Aliás, afirmou, para os moradores mais antigos as memórias da zona trazem cheiros desagradáveis, potenciados por um calor extremo, mas típico de Verão. “Na altura, a escola só tinha uma ventoinha e os estudantes costumavam concentrar-se na mesma sala de aula onde ela estava instalada”, lembrou.

Numa das pinturas, vê-se uma idosa “parada” no momento em que estava a tirar peças de roupa penduradas num bambu conectado a uma varanda e a uma árvore. Uma obra que enche o artista de orgulho, apontando para o detalhe que retratou em aguarela de carne seca pendurada da mesma forma. “Os moradores faziam isto e sentiam-se orgulhosos por dominar esta técnica”, salientou.

Noutra pintura, Lei Chi Veng retrata uma idosa de pele escura, de pés descalços e sentada numa cadeira de plástico, de costas voltadas para a parede da sua casa erguida em chapas de zinco transparecendo uma tranquilidade solitária, ainda que acompanhada por um gato que se encontrava igualmente relaxado. “São paisagens, momentos, que praticamente já não existem. Desapareceram. E mesmo que ainda existam, estão diferentes, como o Mosteiro da Ilha Verde rodeado de lixo”, lamentou.

Quanto à opção pela aguarela, ao invés da pintura a óleo que o pintor melhor conhece, Lei Chi Veng explicou que a escolha recaiu no facto da primeira técnica ser de fácil execução – o que não o impede, ainda assim, de transmitir as ideias de forma “real e directa”. “Não havia telemóveis, e comprar uma máquina fotográfica era um luxo. Por isso, se não tivéssemos tempo suficiente para retratar as paisagens, fazíamos um esboço e depois recordávamos as cores, já em casa”, acrescentou.

Sobre os sentimentos que pretende transmitir aos espectadores, o pintor sublinhou a palavra “recordações colectivas”, mas também o papel de incentivo junto de estudantes pela arte. Lei Chi Veng diz ser positivo que os artistas locais retratem mais nas suas obras os elementos locais, como o património cultural, por ser favorável ao desenvolvimento do turismo local. Rima Cui – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”

Sem comentários:

Enviar um comentário