Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Angola - Apresentação do projeto PROCULTURA em Luanda



O projeto PROCULTURA do programa de cooperação europeu para os PALOP e Timor-Leste foi apresentado no dia 9 de julho de 2019, em Luanda, durante visita da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, e do Presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos.

PROCULTURA é um projeto de desenvolvimento da economia criativa, gerido pelo Camões, I.P., com objetivos de criação de emprego e rendimentos nos setores culturais, especialmente dirigido às áreas da música, artes cénicas e literatura infanto-juvenil. Tem um orçamento de 19 M€ até 2023, financiado pela União Europeia e cofinanciado pelo Camões, I.P. e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

A apresentação, com participação das autoridades nacionais da cultura e da Delegação da União Europeia em Angola, foi uma oportunidade para esclarecer os criadores e operadores culturais angolanos sobre as oportunidades do projeto nos próximos anos e para fazer um ponto de situação das atividades em curso.

Encontram-se a decorrer dois concursos para atribuição de 48 bolsas de estudo de licenciatura e mestrado nestas áreas e, brevemente, será assinado acordo entre Camões, I.P. e a Alliance Française em Angola para partilha da gestão de um fundo destinado a financiar pequenos projetos que contribuam para a diversidade cultural e cidadania através da cultura. O Fundo DIVERCIDADE estará operacional até ao final do ano, e destinará o montante mínimo de 100.000 euros a cada um dos seis países que integram o projeto. Camões Instituto da Cooperação e da Língua - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário