Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 19 de julho de 2019

São Tomé e Príncipe - Assembleia Nacional reforça cooperação com Portugal



São Tomé – Assembleia da República de Portugal e a Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe assinaram em Luanda, um novo Acordo de Cooperação bilateral, – informou, terça-feira, em São Tomé, o líder do Parlamento São-tomense, Delfim Santiago das Neves.

Santiago Das Neves anunciou o facto à imprensa, quando na sede da casa Parlamentar, em São Tomé, fazia o balanço de sua recente deslocação a Luanda, onde tomou parte na 9ª Cimeira dos Líderes dos Parlamentos da CPLP.

De acordo com a segunda figura do Estado de São Tomé e Príncipe, a reunião de Luanda valeu a pena porque reflectiu-se sobre diversos assuntos de interesse comum, incluindo alteração dos Estatutos da Assembleia Parlamentar da CPLP para se introduzir o secretariado da mesma organização que ficou sedeado em Angola.

Santiago das Neves que pôs acento tónico no processo de mobilidade no interior da CPLP, o qual considerou de fundamental para troca de contacto, conhecimento, aproximação e facilidade no fluxo de comércio entre Estados da CPLP.

Sustentou, igualmente, que tal mobilidade resultado de laços de consanguinidade entre povos da CPLP que se identificam através de língua comum: o português.

Além de ter-se reunido em privado com principais líderes angolanos, nomeadamente, João Lourenço e Fernando Dias dos Santos, Delfim Neves avistou-se por mais de duas horas com membros da comunidade São-tomense em Angola, ao qual reportou que “foi extremamente gratificante encontrar-me com os nossos compatriotas”.

“Auscultar os seus problemas, alguns colocaram questões bastante pertinentes e obviamente tomámos boa nota e na medida possível, o Estado do nosso País vai resolvê-los para o bem da comunidade e da qualidade de vida dos São-tomenses seja lá onde ele estiver e que mantenham os laços umbilicais com a mãe Pátria”, acrescentou.

Enalteceu, igualmente, laços de cooperação entre São Tomé e Luanda com o qual o Parlamento São-tomense acaba de subscrever um novo acordo de cooperação assim como a nova instalação da Assembleia Nacional de Angola, que considerou de “excelente infraestrutura que reflecte o poder dos Deputados numa nação”.

Delfim Neves, anunciou igualmente, aposta na diplomacia parlamentar onde pontuou a cooperação com a Índia, através do Embaixador de Nova Deli com quem discutiu, em Luanda, entre outros, a cooperação parlamentar a luz de iniciativas lançadas pelo Congresso da Índia.

A cimeira de Luanda produziu um comunicado final que foi lida aos jornalistas pela Deputada da Bancada do MLSTP, Cristina Dias, da Rede de Mulheres Parlamentares e Celmira Sacramento da Bancada do ADI, leu igualmente, um documento produzido pela tal Cimeira onde se recomenda medidas visando reforçar acções de paridade entre os Estados Membros da CPLP.

Samora Ferreira, Secretário-geral da Assembleia Nacional (Parlamento), além de ter assinado um novo acordo de cooperação bilateral com seu homólogo da Assembleia da República, pontuou questões respeitantes a 15ª Reunião das Associações dos Secretários-gerais onde se aprovou um plano de 2019-2020, compreendendo múltiplas acções conducentes ao reforço de aproximação, competência assim como de organização de quadros da área designadamente de informática e outras de excelência entre parlamentos. Manuel Dendê – São Tomé e Príncipe in “STP Press”

Sem comentários:

Enviar um comentário