Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Portugal - A nova galeria de arte de Lisboa



É na Rua Castilho, junto do Parque Eduardo VII, que fica a nova galeria de arte de Lisboa. Chama-se Remarkable Treasures e tem um nome apropriado: reúne peças (quase todas) únicas que tanto podem ter cinco mil anos como podem ter sido feitas no presente. O espaço foi inaugurado na primeira semana de maio.

A maior parte das obras são pinturas, esculturas e mobília retro e vintage dos anos 50, 60 e 70. Tanto há bustos de Buda do Afeganistão, Indonésia e Camboja como peças de iluminação do século XX ou esculturas de arte africana.

A obra mais cara é uma mesa com cristais com 60 quilos de prata feita pelo soldador britânico Hal Messel — custa cerca de 600 mil euros. As peças mais baratas na Remarkable Treasures têm um valor de 500€, apesar de algumas não terem um preço fixo.

É o caso de um objeto quase de valor incalculável — uma pedra que os homens da pré-História usavam para misturar as tintas antes de fazerem as pinturas rupestres nas cavernas. Há ainda uma escultura de Ian Rank-Broadley, o artista que ficou responsável por criar uma estátua da princesa Diana para a família real britânica (que deverá estar pronta este ano para ser colocada no palácio de Kensington).

Uma das artistas portuguesas contemporâneas que é representada pela galeria é Teresa Lacerda, especialista em pintura.

“A ideia foi criar uma galeria única em Lisboa, com um espólio com peças de todas as épocas”, explica à NiT Mafalda Jacinto, uma das responsáveis pela comunicação do espaço. “É bastante amplo, envidraçado, com muita luz natural.”

A Remarkable Treasures fica num local de 350 metros quadrados que já foi um antiquário e, mais recentemente, uma loja de roupa em segunda mão. O projeto está a ser pensado há cerca de dois anos por Sir Claude Hankes, KCVO, britânico distinguido pela rainha Isabel II e que é um colecionador há muitos anos, além de ser professor em Oxford. Ele e um sócio português são os donos da galeria.

Sir Claude, como prefere ser chamado, tem uma coleção privada da Grécia Antiga espalhada por museus como o Louvre, em Paris, França; ou o Museu Britânico, em Londres, no Reino Unido. “Visitava Lisboa muitas vezes e cada vez as visitas foram ficando maiores”, explica à NiT.

“Tinha muitas casas em vários sítios do mundo mas deixei tudo para me fixar em Lisboa. É uma grande cidade, com um tempo ótimo e uma história enorme, gosto muito dela e está cada vez mais internacional. Felizmente encontrámos este espaço fantástico.”

O local foi completamente remodelado e daí que tenha demorado algum tempo até abrir a galeria. “A ideia é reunir grandes peças, únicas, de várias épocas e locais. Fazer quase uma viagem pela história da arte.” Mas também é investir em novos artistas. “Estamos a trabalhar, por exemplo, com uma rapariga de 19 anos que vive em Barcelona [em Espanha] que pode ser a próxima Frida Kahlo.”

A Remarkable Treasures está aberta de segunda-feira a sábado entre as 14 e as 18 horas. Encerra aos domingos. Ricardo Farinha – Portugal in “New in Town”

Sem comentários:

Enviar um comentário