A plataforma de aprendizagem para estudantes de língua portuguesa do Instituto Português do Oriente adjudicada em Novembro do ano passado pelos Serviços de Educação, chega já a 13 escolas e a mais de 3000 alunos. Ao Jornal Tribuna de Macau, o director da instituição, Joaquim Coelho Ramos, disse que este recurso, que foi pensado como complemento de aprendizagem fora do contexto escolar, está também a ser utilizado por professores como apoio às aulas de Português. Por outro lado, revelou que está em fase “avançada” a criação de dois materiais didácticos que espera que venham ser certificados pelo Centro de Linguística da Universidade do Porto
A
plataforma de língua portuguesa adjudicada ao Instituto Português do Oriente
(IPOR) pelos Serviços de Educação já chega a mais de 3000 alunos provenientes
de 13 escolas, que de forma regular, beneficiam dos serviços ali
disponibilizados, adiantou Joaquim Coelho Ramos ao Jornal Tribuna de Macau. “Na
medida em que há uma tendência de crescimento, parecem-nos ser dados muito
interessantes. O IPOR tem procurado manter um contacto regular com os
estabelecimentos de ensino no sentido de perceber as necessidades concretas e
as expectativas dos docentes e alunos”, afirmou.
Uma
vez que se trata de uma ferramenta muito vocacionada para a auto-aprendizagem
obriga a que as soluções encontradas sejam “constantemente revistas e
actualizadas, garantindo uma motivação constante e despertando nos alunos a
curiosidade necessária para explorarem todas as valências deste recurso”. Daí
que a equipa do projecto envolva colaboradores com formação linguística,
pedagógico-didáctica, em artes digitais e na área da informática, por forma a
garantir que a plataforma seja um projecto “dinâmico, em constante evolução e
voltado para os resultados”.
A
adesão, apontou o director do IPOR, está a ser “muito interessante”, até porque
o propósito inicial era que a plataforma “Viagem nas Palavras” servisse os
alunos fora do contexto da sala de aula, no entanto, o seu âmbito está já a ser
alargado. “Apesar de, nos termos do concurso a que o IPOR correspondeu, a
plataforma ter sido concebida para uma aprendizagem complementar, em ambiente
exterior à sala de aula e com uma perspectiva autodidáctica, verificamos que
muitos docentes utilizam esta ferramenta em contexto lectivo como apoio às
aulas de língua portuguesa”, observou.
A
utilização desta ferramenta por parte dos professores tem levado o IPOR a
“reflectir sobre novas formas de abordagem aos conteúdos” constantes da plataforma,
“com vista a servir também este objectivo que, não estando previsto
originalmente, pode facilmente ser articulado com os objectivos de génese do
projecto”.
Joaquim
Coelho Ramos diz, assim, que a plataforma de aprendizagem terá “um potencial crescente”
de servir não apenas a comunidade de alunos, mas também o corpo docente das
instituições de ensino que aderiram a este projecto. “Recentemente, mantivemos
reuniões e visitas às escolas, justamente com vista a reforçar esta dimensão de
proximidade entre as operações de concepção, desenvolvimento de conteúdos e de
operação da plataforma, com o objectivo de a tornar cada vez mais intuitiva,
amiga do utilizador, docentes ou discentes, e atenta a uma realidade que é
multidimensional”, apontou.
A
este jornal, o mesmo responsável garantiu que o IPOR tem introduzido novos
materiais de aprendizagem numa base semanal, com vários docentes e um técnico a
trabalharem directamente nas temáticas e conteúdos de forma “intensiva”.
Materiais didácticos
Está
também em fase “avançada” a produção de dois novos materiais didácticos, dos
níveis A2 e B2, que estão a ser desenvolvidos por docentes do IPOR. Joaquim
Coelho Ramos espera que possam vir a ter uma certificação de qualidade
científica por parte do Centro de Linguística da Universidade do Porto –
instituição com a qual recentemente firmaram um protocolo de cooperação.
“Para
nós, esta dimensão de produção de materiais didácticos de alta qualidade é de
extrema importância e tem merecido uma atenção muito especial nos últimos anos,
uma vez que a pedagogia, a didáctica e a dimensão científica da linguística têm
conhecido desenvolvimentos extraordinários que importa trazer para o terreno,
para benefício dos alunos, do sistema educativo e, em última análise, da própria
sociedade”, afirmou.
Sublinhando
que Macau tem investido “muito” no seu sistema educativo, Joaquim Coelho Ramos
disse acreditar que o investimento coordenado pelos Serviços de Educação tem
tido “um enorme sucesso”. “Os resultados, aliás, são bem visíveis nas posições
que os alunos da RAEM têm obtido, por exemplo, nos indicadores PISA. No
entanto, estes sucessos têm também uma representação pragmática que se observa,
por exemplo, no crescimento dos negócios entre a RAEM e os países de língua
portuguesa”.
“Naturalmente
que, sendo uma instituição com base em Macau, o IPOR deve dar o seu contributo
para o desenvolvimento das competências dos estudantes nesta região,
colocando-se também ao serviço da sociedade na área em que trabalha: o
ensino-aprendizagem do Português, quer como língua de comunicação, quer como
língua para fins específicos, direccionada para os negócios, administração ou
ciência e cultura”, defendeu.
O
director do IPOR disse ainda que além dos cursos de língua portuguesa para fins
gerais ou específicos, tem havido também uma procura acrescida por cursos de
preparação para exames de nível disponibilizados internacionalmente pelo CAPLE
(Centro de Avaliação de Português como Língua Estrangeira), “notando-se um
interesse cada vez maior na certificação formal das aprendizagens por parte dos
estudantes”.
Por
outro lado, destacou o trabalho que está a ser desenvolvido em Pequim, no
âmbito dos cursos em desenvolvimento no Interior da China.
Dia da Língua Portuguesa celebrado em vídeos
Os
formandos e docentes do Instituto Português do Oriente (IPOR) estão a preparar
algumas actividades para o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se celebra no
dia 5 de Maio. “Uma das actividades consistirá na produção de pequenos vídeos
alusivos ao tema, que serão depois colocados nas redes sociais, abertos ao
público”, revelou o director do IPOR, Joaquim Coelho Ramos, a este jornal. Catarina
Pereira – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”
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