Chama-se
‘LEMA’, foi desenvolvido da Universidade de Aveiro, e é o primeiro sítio
português criado para ajudar no ensino da matemática, as crianças com autismo
Criado por Isabel Santos
durante o Doutoramento em Multimédia em Educação na Universidade de Aveiro
(UA), o ‘LEMA’, para além do desenvolvimento do raciocínio matemático destas
crianças, quer ainda auxiliá-las nas áreas da linguagem, da leitura, do planeamento
ou da gestão de emoções.
“Os resultados obtidos nas
sessões de aferição com crianças e com professores e educadores da Educação
Especial permitem assumir o ‘LEMA’ (das iniciais em inglês de Learning
Environment on Mathematics for Autistic children) como um importante
instrumento de apoio à promoção do desenvolvimento do raciocínio matemático em
crianças com PEA”, assume Isabel Santos.
A autora da plataforma
facilmente acessível a partir da ligação http://lema.cidma-ua.org. revela que
esta destina-se a crianças entre os 6 e os 12 anos diagnosticadas com autismo e
contém dois perfis de utilizadores – um para o educador e outro para a criança.
Integra 32 classes de
atividades de matemática, cada uma delas subdividida em cinco subclasses, de
acordo com níveis de dificuldade.
A plataforma permite não só a
seleção personalizada de uma até dez classes e subclasses de atividades tendo
em conta o perfil funcional do utilizador-aluno, como ainda a visualização do
registo de desempenho de cada aluno na realização das atividades propostas por
parte do utilizador-educador.
Para além da Matemática, “o
‘LEMA’ é também um auxiliar aos desenvolvimentos da linguagem e leitura, do
planeamento, da memorização, da gestão de emoções, da atenção e concentração e
da interação entre pares”.
Isabel Santos defende que o
ambiente digital “poderá constituir-se como um instrumento pedagógico relevante
para a premissa de uma escola inclusiva, garantindo o acesso e equidade de
crianças com PEA ao processo de ensino e de aprendizagem, preparando a sua
transição para uma vida ativa em sociedade”.
Preparado para ser utilizado
pelos mais variados dispositivos tecnológicos (computador, tablet, smartphone,
etc) e nos mais variados contextos (sala de aula, casa, gabinetes
psicoeducativos, etc), o trabalho de Isabel Santos foi orientado pelas
professoras Ana Breda, do Departamento de Matemática, e Ana Margarida Almeida,
do Departamento de Comunicação e Arte.
O número de alunos
diagnosticados com autismo tem aumentado nas últimas décadas em Portugal.
O estudo mais recente
realizado em Portugal pela Federação Portuguesa de Autismo, referente a 2011 e
2012, apontou uma prevalência de 15,3 crianças/jovens diagnosticadas com PEA em
cada 10 mil. In “Mundo Português” - Portugal
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