Em 2016, mais de 900 dos dois
maiores tipos de navios porta-contentores escalaram o porto de Roterdão para
descarregar contentores. São 2,5 vezes mais porta-contentores de grande porte
que em 2011. Juntos, estes navios porta-contentores transportaram quase metade
de todos os contentores descarregados em Roterdão. O Instituto holandês de
Estatística (CBS) informa baseado em novas fontes existentes (grandes dados)
como parte do seu programa de inovação.
Os super porta-contentores têm
uma capacidade de carga superior a 10 mil TEU (a unidade de capacidade padrão
para navios porta-contentores). Podem descarregar em média quase 3 mil
contentores por visita nos cais holandeses. Em 2016, um número relativamente
pequeno de super porta-contentores - 8% de todos os porta-contentores recebidos
- entregou mais de 2,5 milhões de TEU com carga. Os navios porta-contentores
menores transportaram 2,8 milhões de TEU. Em 2011, os super porta-contentores
foram responsáveis por 16% do transporte de contentores recebidos.
Donde
vêm estes super porta-contentores?
A maioria destes gigantes
transportadores de contentores têm origem nos portos da China. Depois de escalarem
outros portos asiáticos, chegam à Europa, onde a sua carga também é
descarregada em diversos portos. Cerca de 22% do total de contentores são
descarregados em Roterdão para um transbordo para pequenos porta-contentores para
seguirem para outros portos marítimos; envolve uma média de 23 outros navios,
transportando principalmente os contentores para os portos de outros países
europeus, como o Reino Unido (20%), a Rússia (16%), a Irlanda (11%) e a Suécia
(11%). In “Centraal Bureau voor de Statistiek” -
Holanda
Sem comentários:
Enviar um comentário