O
acordo intergovernamental para a construção do corredor ferroviário Rail
Baltica foi, finalmente, ratificado pelos parlamentos dos três estados
envolvidos. As obras podem começar, sendo que a meta é iniciar as operações em
2026
O acordo foi assinado pelos
primeiros-ministros dos três países em Tallinn, a 31 de Janeiro deste ano.
Entretanto, o Parlamento da Estónia ratificou-o (com 63 votos a favor e 20
contra) a 19 de Junho e o congénere da Letónia votou unanimemente pela
ratificação a 22 de Junho. Juntou-se-lhes agora a Lituânia, com 96 votos a
favor, zero contra e uma abstenção.
A integração ferroviária dos
Estados do Báltico na Europeia começou a ser falada nos anos 90 do século
passado, quando reganharam a sua independência do bloco soviético. Os primeiros
estudos de viabilidade datam do início do século.
A linha ligará Tallin a Pärnu,
Riga, Panevezys, Kaunas e à fronteira com a Polónia, com uma ramificação de
Kaunas a Vilnius. Será construída em bitola europeia, em via dupla,
electrificada, apta para tráfego misto e para uma velocidade de operação de 240
km/h.
Na Polónia, entretanto, a PKP,
empresa ferroviária pública, propõe-se investir 153 milhões de euros na
modernização da linha que há-de prolongar a Rail Baltica até à Alemanha.
No outro extremo da nova
linha, um túnel de 92 quilómetros, já em construção, ligará Tallin ao território
finlandês.
Baiba Rubes, CEO e presidente
da RB Rail, joint-venture trilateral
que lidera o projecto, afirmou que que a ratificação final é um marco para as
partes interessadas, incluindo empreiteiros, futuros utilizadores da linha, a
União Europeia como principal investidor e Finlândia e Polónia como parceiros
de implementação.
A conclusão da Rail Baltica
está prevista para 2025, com as operações a serem iniciadas até 2026. In “Transportes
& Negócios” - Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário