O
novo programa City Bike também apresentará um esquema de "traga a sua
própria bateria", deixando o carregamento para o utilizador
O sistema público de partilha
de bicicletas de Estocolmo deve ser substituído por uma rede maior de
bicicletas eléctricas de alta tecnologia, mais que triplicando a capacidade actual
e estendendo o seu alcance aos subúrbios.
O sistema actual da capital
sueca usa cerca de 1200 bicicletas padrão colocadas em estações, principalmente
no centro da cidade, aberto para o seu uso entre os meses de abril e outubro.
De acordo com a cidade de Estocolmo, as bicicletas foram utilizadas mais de 500
mil vezes na temporada de 2016, mas há uma procura por mais locais e períodos
de uso mais longos.
Com o contrato para as actuais
bicicletas a chegar ao fim, o sistema está prestes a obter uma grande
melhoria, aumentando a capacidade para 5000 e trocando-as por modelos eléctricos
híbridos modernos. Também estará aberto todo o ano.
"A maneira como vai
funcionar é que quando uma pessoa se regista, recebe uma pequena bateria que
pode carregar em casa. Se não pretender usar a bateria, utiliza as bicicletas
como uma bicicleta normal, mas se a desejar eléctrica, conecta a bateria, que
está incluída no preço do bilhete da temporada normal", disse Daniel
Helldén, vice-prefeito de trânsito na cidade de Estocolmo, ao The Local.
Enquanto as bicicletas actuais
só estão abertas para uso entre as 6h e as 10h durante a temporada de verão, as
novas estarão disponíveis para uso 24 horas por dia durante todo o ano.
"Será aberto durante todo
o ano, durante todo o dia. Então, pode fazer interligações entre localidades,
por exemplo, pode andar de bicicleta longas distâncias, mesmo que não faça o
ciclo regularmente. Então, é para as pessoas que querem cobrir distâncias
curtas do metro para o emprego, por exemplo, mas também para pessoas que viajam
de bicicleta. Pode usar as bicicletas por três horas de cada vez, então, se
quiser ter mais tempo até a um máximo de 12 horas, poderá pagar um pouco mais",
explicou Helldén.
Um estudo recente realizado
pela Escola Sueca de Ciências do Desporto e da Saúde concluiu que um terço dos cidadãos
de Estocolmo viajam para o trabalho de carro, mas poderiam andar a mesma
distância em meia hora ou menos de bicicleta. Espera-se que as novas bicicletas
possam ajudar a reduzir a pegada ambiental de Estocolmo.
O novo sistema será o primeiro
esquema de partilha de bicicletas eléctricas na Suécia, e pensa-se que também
será a primeira versão híbrida do mundo. Um cartão de um ano para usar as
bicicletas custará 270 coroas (US $33), em comparação com as 250 coroas para um
ingresso de temporada de verão para usar no esquema actual.
"Não é muito dinheiro. A
empresa que gerência o sistema poderia ter pedido um preço mais alto, mas
decidiu não fazê-lo. Isso significa que deve ser acessível para a maioria das
pessoas", observou Helldén.
As primeiras bicicletas serão
lançadas em 2018, seguido de uma implantação completa em 2019. Lee Roden – Suécia in “The
Local”
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