O MIPCOM, o mais importante
evento de audiovisual do mundo, está prestes a começar. De 16 a 19 de outubro,
as 41 produtoras brasileiras que integram a delegação do Brazilian Content,
programa de exportação da BRAVI em parceria com a Agência Brasileira de Promoção
de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), circularão em Cannes com o
objetivo de movimentar os negócios, especialmente com players internacionais.
Muitas preparam novidades para essa edição do evento, diversificando a área de
atuação, os modelos de negócios e os mercados em foco.
Uma das associadas que promete
um novo caminho para aproximação dos players internacionais é a Elo Company.
Essa será a primeira vez que a Elo, experiente no mercado de distribuição,
apresenta-se também como produtora. Além do catálogo de longas e séries,
Sabrina NudelimanWagon, CEO da empresa, leva na bagagem os projetos em
produção. Eles são frutodo núcleo de desenvolvimento e produção liderado pela
ex-executiva da Discovery Network, Maria Carolina Telles, e das parcerias com a
rede de jornalistas BRIO para a produção de conteúdos originais investigativos
e com a MCN – Rede Snack para alguns formatos multiplataformas.
Além dos conteúdos factuais, a
Elo leva outras produções nas quais está envolvida: o longa “O Soldado Sem
Arma”, que está em produção avançada e aborda a trajetória de AndreLiohn, maior
fotógrafo de guerra da América Latina, e três séries de animação que estão
sendo coproduzidas com os parceiros Singular, Mono e Birdo.
Outra distribuidora veterana
no MIPCOM que leva na bagagem uma novidade para essa edição é a Sato Company,
que fechou com o canal Gloob e com a TV Pinguim a representação de todos seus
conteúdos para o mercado asiático. A Ásia, por sinal, tem despertado muito
interesse de produtores brasileiros. “Temos muito interesse em fazer negócios
com países da Ásia, que estão adquirindo cada vez mais obras ocidentais”, conta
Nelson Botter Jr., diretor da TortugaStudios. A produtora parte para o MIPCOM
com as séries produzidas "Os Under-Undergrounds", "A Mansão
Maluca do Professor Ambrósio", além do longa-metragem "O Amor no
Divã" edo projeto de série animada “Alex Green”, em parceria com a
Moonshot. Botter explica que também há a expectativa de que as novas
plataformas estejam cada vez mais fortes e abertas à compra de conteúdo.
Para a Sétima Cinema,
estreante no MIPCOM, especializada em realizar festivais de cinema como
plataformas de exibição e de vitrine para possíveis distribuidores e
produtores, uma das apostas está no potencial de novos formatos, como a
realidade virtual. “Estamos firmando parcerias para projetos que potencializem
esse novo mercado no Brasil”, observa Ana Arruda Neiva, sócia-diretora da
empresa.
A Panorâmica traz para o
MIPCOM deste ano a venda de formatos de seus casos de sucesso em séries de
ficção, como “Gaby Estrella”, série Infantil realizada em coprodução com a
produtora Chatrone e Globosat, e indicada a importantes prêmios internacionais
como Emmy International Kids e BANFF; “Sem Volta” série de ação realizada em
coprodução com a produtora Chatrone e Record TV, que alcançou relevantes
resultados de audiência na TV Aberta (Record TV) e TV Paga (A&E) e é
distribuída internacionalmente pela Armoza Formats; e “Rotas do Ódio”, drama
policial que será exibida no Universal Chanel em 2018, realizada em coprodução
com a produtora Modo Operante e NBC Universal e que também é responsável pela
distribuição internacional.
Produtoras
participantes
As produtoras 2DLab, 44 Toons,
Alopra Estúdio, Animaking, Belli Studio, Boutique Filmes, Bromélia Produções,
CabongStudios, Capelini Filmes, Chatrone, CINE Group, Conspiração Filmes, Copa
Studio, Cygnus Media, Dogs CanFlyLicensing, DUE Produções, ELO Company, Estúdio
Giz, FM Produções, Grifa Filmes, INPUT | artesonora, LUVA, MixerFilms, Moonshot
Pictures, Panorâmica, Plateau Filmes, Prodigo Films, Pushstart, Raven Filmes,
Red Studio Brasil, Rinaldi Produções, Sato Company, Sétima Cinema, Singular,
Split Studio, Synapse, TortugaStudios, TV Pinguim,Up! ContentCo, Visom Digitale
Zola integram a delegação do Brasil. Representantes do Rio Content Market
também juntam-se ao grupo.
Sobre
o Brazilian Content
O Brazilian Content é o
programa internacional da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), criado em
2004 e realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de
Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Com o objetivo de promover o
conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o Brazilian Content
viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de
coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular
e mídias digitais). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no
cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras
TVs e produtoras.
Sobre
a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI)
A BRAVI reúne produtoras
independentes de conteúdo audiovisual para televisão e mídias digitais e possui
mais de 600 associados em 18 unidades da Federação, nas cinco regiões do Brasil.
Fundada em 1999, a associação atua fortemente para o desenvolvimento do mercado
audiovisual brasileiro e representa o setor em diversos fóruns de debates
públicos e privados. Com uma estrutura profissional e reconhecida
representatividade nacional, a BRAVI também participa ativamente das
regulamentações do mercado audiovisual, incentivando a produção e novos modelos
de negócios, além de oferecer capacitação especializada ao produtor
independente. Por meio de relevantes parcerias institucionais, apoia a
participação do empresário brasileiro no mercado audiovisual internacional. In “Apex-Brasil”
– Brasil
Poderá aceder á lista de todos
os participantes internacionais aqui.
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