A Feira de Produtos de Marca
da Província de Guangdong e Macau e a Exposição de Franquia de Macau arrancam
hoje. Até domingo, nas instalações do Venetian, mais de meio milhar de
expositores de Macau e do estrangeiro vão dar a conhecer os seus produtos, à
procura de oportunidades de negócio
Arrancam hoje e prolongam-se
até domingo, a Feira de Produtos de Marca da Província de Guangdong e Macau
(GMBPF, na sigla inglesa) e a Exposição de Franquia de Macau (MFE, na sigla
inglesa). A nona edição de ambos os certames realiza-se este ano em conjunto,
no que constitui uma tentativa do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento
de Macau (IPIM) de “alargar o número de visitantes profissionais”, a partilha
de recursos, a criação de sinergias e o aumento da eficácia das bolsas de
contacto. As duas feiras têm como palco o Centro de Convenções e Exposições do
Venetian e reúnem no total mais de meio milhar de expositores de Macau e do
estrangeiro.
“A Expansão Contínua de Marcas
– Novas Oportunidades de Negócio à Vista” é o tema da edição de 2017 da
Exposição de Franquia de Macau. O evento conta com mais de 155 expositores em
representação de países como a República Popular da China, o Brasil, o Japão, a
Malásia, Portugal, Moçambique, o Reino Unido e a Finlândia, que se estreia no
evento. Irene Lau, vogal executiva do IPIM, revelou que serão expostas “roupas
de moda e temas relacionados com a restauração, vendas a retalho, serviços
educativos, lazer e entretenimento, serviços financeiros, agenciamento de marca
e serviços de consultoria”.
A responsável do Instituto de
Promoção do Comércio e do Investimento destacou o interesse dos países
lusófonos, que tem crescido ao longo dos anos. Enquanto que em que 2015
participou uma única empresa do universo da lusofonia, no ano de 2016 estiveram
presentes marcas do Brasil, Timor-Leste e Moçambique. Este ano, a Exposição de
Franquia de Macau conta com a participação de três empresas brasileiras e seis
portuguesas, sendo que Moçambique também se faz representar.
O primeiro dia da Exposição de
Franquia de Macau será marcado pelo “Fórum sobre Oportunidades de Negócio em
Franquia de Marcas Internacionais”, que terá como enfoque o tema “Big Data:
factor crucial de sucesso dos franqueados”. Para além de especialistas na área,
foi também convidado a participar Li Ning, um dos ginastas mais populares da
República Popular da China e que é actualmente presidente do conselho de
administração do grupo Li Ning, especializado em equipamento desportivo. No ano
passado, a marca de produtos que comercializa foi considerada uma das 100
melhores no que à venda a retalho online
na China diz respeito.
Myanmar e Indonésia
estreiam-se na Feira
Na nona edição da Feira de
Produtos de Marca da Província de Guangdong e Macau, encontram-se instalados
345 ‘stands’, sendo 107 pertencentes a expositores de Macau, 194 aos da
Província de Guangdong, 30 aos do Myanmar e 14 a empresas e entidades
provenientes da Indonésia. As exposições de produtos típicos do Myanmar –
artigos de jade, vestuário, peças de artesanato e produtos alimentares – e da
Indonésia – produtos alimentares, artigos de consumo diário, artigos de
artesanato e jóias – constituem uma estreia na Feira.
O representante do
departamento do comércio da província de Guangdong, Huang Yongguang, apontou
que, no ano passado, “as trocas comerciais entre Guangdong e Macau ascenderam a
2,06 mil milhões de dólares americanos”. Huang Yongguang avançou ainda que “são
12 o número de novas empresas de Guangdong autorizadas a estabelecer-se no
território”. Joana Figueira – Macau in “Ponto
Final”
Sem comentários:
Enviar um comentário