A
Mitsubishi Fuso Truck, empresa do grupo Daimler, anunciou o início da produção
em série do modelo Fuso eCanter, o primeiro veículo comercial de mercadorias
100% elétrico. A inauguração, na fábrica do Tramagal, em Abrantes, contou com a
presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e de Marc
Llistosella, presidente e CEO da Mitsubishi Fuso Track e Bus Corporation
“A Fuso é o primeiro comercial da categoria que é produzido em pequenas séries, completamente elétrico, livre de emissões e que se move praticamente em silêncio. O seu desenvolvimento em Portugal foi liderado pela equipa de engenharia da Daimler Trucks baseada no Japão, com os nossos colegas em Portugal a realizarem mais um trabalho brilhante que agora nos permite mostrar ao mundo a mais recente inovação da Daimler Trucks”, referiu Albert Kirchmann, presidente & CEO da Mitsubishi FusoTruck & Bus Corporation.
Marc Llistosella, citado numa
nota da Daimler, informou que já foram recebidas as primeiras encomendas e que
o lançamento global foi agendado para "uma das mais icónicas megacidades,
Nova Iorque, em setembro".
A fábrica do Tramagal vai
produzir a nova viatura Fuso eCanter, em simultâneo com a viatura comercial
Fuso Canter convencional.
O eCanter inclui seis baterias
de 13,8 kWh de capacidade, o que totaliza pouco mais de 80 kWh. A autonomia
anunciada é de 100 quilómetros, um valor que, segundo a marca, é suficiente
para os percursos diários feitos por este tipo de camiões em circulação urbana
e suburbana. A capacidade de carga varia de duas a três toneladas em função do
tipo de caixa escolhido pelo cliente. Os faróis são LED e a grelha frontal
diferenciam claramente este camião dos Canter com motores a combustão.
Ainda de acordo com a
informação disponibilizada pela marca, os custos de operações serão mais baixos
quando comparados com modelos equivalentes com motor Diesel, permitindo
recuperar o investimento extra inicial em três anos.
Recorde-se que a fábrica do
Tramagal emprega atualmente mais de 400 trabalhadores e exporta para cerca de
30 países europeus, Israel, Marrocos e Turquia. In
“Automonitor” - Portugal
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