Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 29 de julho de 2017

Portugal – Camião ligeiro eléctrico produzido no Tramagal


A Mitsubishi Fuso Truck, empresa do grupo Daimler, anunciou o início da produção em série do modelo Fuso eCanter, o primeiro veículo comercial de mercadorias 100% elétrico. A inauguração, na fábrica do Tramagal, em Abrantes, contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e de Marc Llistosella, presidente e CEO da Mitsubishi Fuso Track e Bus Corporation

“A Fuso é o primeiro comercial da categoria que é produzido em pequenas séries, completamente elétrico, livre de emissões e que se move praticamente em silêncio. O seu desenvolvimento em Portugal foi liderado pela equipa de engenharia da Daimler Trucks baseada no Japão, com os nossos colegas em Portugal a realizarem mais um trabalho brilhante que agora nos permite mostrar ao mundo a mais recente inovação da Daimler Trucks”, referiu Albert Kirchmann, presidente & CEO da Mitsubishi FusoTruck & Bus Corporation.

Marc Llistosella, citado numa nota da Daimler, informou que já foram recebidas as primeiras encomendas e que o lançamento global foi agendado para "uma das mais icónicas megacidades, Nova Iorque, em setembro".

A fábrica do Tramagal vai produzir a nova viatura Fuso eCanter, em simultâneo com a viatura comercial Fuso Canter convencional.



O eCanter inclui seis baterias de 13,8 kWh de capacidade, o que totaliza pouco mais de 80 kWh. A autonomia anunciada é de 100 quilómetros, um valor que, segundo a marca, é suficiente para os percursos diários feitos por este tipo de camiões em circulação urbana e suburbana. A capacidade de carga varia de duas a três toneladas em função do tipo de caixa escolhido pelo cliente. Os faróis são LED e a grelha frontal diferenciam claramente este camião dos Canter com motores a combustão.

Ainda de acordo com a informação disponibilizada pela marca, os custos de operações serão mais baixos quando comparados com modelos equivalentes com motor Diesel, permitindo recuperar o investimento extra inicial em três anos.

Recorde-se que a fábrica do Tramagal emprega atualmente mais de 400 trabalhadores e exporta para cerca de 30 países europeus, Israel, Marrocos e Turquia. In “Automonitor” - Portugal

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