O custo do frete para o
escoamento da produção é um dos grandes desafios a ser superado pelo produtor
rural. O clima favorável e técnicas modernas de produção tornam a agricultura
brasileira uma das mais competitivas do mundo, mas o baixo investimento em logística
de transporte aumentam os custos da produção e tem impacto direto na renda do
agricultor.
A Ministra Kátia Abreu sabe
que o empresário do campo deseja condições para produzir com menor custo e vem
trabalhando para a melhoria de infraestrutura para o agronegócio desde que foi
eleita Senadora pela primeira vez. Uma de suas bandeiras para melhorar o
transporte da produção agrícola é a implantação de hidrovias nos rios
brasileiros. Transportar uma tonelada na hidrovia custa, em média, R$ 45,00 por
quilómetro contra R$ 170,00 gastos na rodovia. Os comboios fluviais usados na
bacia Amazônica podem transportar 40 mil toneladas. Isso retira das estradas o
equivalente a 1.200 carretas, reduzindo o impacto ambiental e econômico,
descentralizando os portos e descongestionando as rodovias.
O principal entrave para a
implantação de mais hidrovias é a construção de hidrelétricas, mas a Lei
13.081/2015 pode ser o que faltava para resolver o problema. Essa norma
determina a construção de dispositivos de transposição de desníveis em
barragens de hidrelétricas em rios potencialmente navegáveis.
A Ministra sempre defendeu a
construção de eclusas (uma espécie de elevador de água) juntamente com a
construção da hidrelétrica para baratear os custos e permitir que os cidadãos
possam continuar usando o rio como meio de transporte. Segundo Kátia Abreu “as
hidrovias proporcionariam uma transformação fundamental para o sistema
logístico de transporte no Brasil”. in “Surgiu.com”
- Brasil
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