Novo
terminal de contentores offshore previsto para ser construído no porto de
Tanjung Priok.
Os novos portos que vão
sendo anunciados nas várias regiões do globo têm a particularidade de serem
quase exclusivamente portos offshore,
isto é, em zonas fora dos leitos dos rios, havendo alguns exemplos de portos
construídos em áreas flúvio-marítimas, como por exemplo o London Gateway junto
à foz do Tamisa. A grande excepção a este movimento internacional que se
prepara para o tráfego comercial dos grandes porta-contentores, mais
económicos, menos poluidores, é precisamente a dinâmica à volta do Porto do Barreiro
em Portugal, que em linguagem futebolística mais será um porto de um campeonato
regional de seniores do que um porto de uma primeira liga.
Um consórcio constituído por
quatro empresas, a PT Pelabuhan Indonésia II (IPC), a Mitsui & Co. (Mitsui),
a Nippon Yusen Kabushiki Kaisha (NYK Line) e a PSA International (PSA) vai
desenvolver o projecto de ampliação do porto de Tanjung Priok, o PT New Priok
Container Terminal One (NPCT1), em Jacarta, capital da Indonésia.
O novo terminal terá um
custo de US$ 300 milhões, terá a capacidade anual de cerca de 1,5 milhões TEUs,
um comprimento de cais de 850 m e uma profundidade de 16 metros, ligeiramente
superior aos actuais terminais existentes no porto, permitindo a atracagem dos
porta-contentores Classe E.
O NPCT1 pretende ser um “Terminal
Verde” explorando o uso de instalações ambientalmente amigáveis, como o "cold ironing", permitindo que os
navios obtenham energia a partir do terminal enquanto estão operando no cais.
Em 2013, o porto de Tanjung
Priok foi o 21º porto com maior movimento de contentores, ao movimentar 6,5
milhões de TEU, segundo a classificação da “Ports World Top 120”. Baía da Lusofonia
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