O Ministério dos Negócios
Estrangeiros da República Popular da China observa com preocupação as notícias
que vão chegando do novo governo grego, relativo à suspensão da privatização do
Porto do Pireu, um investimento fundamental para as autoridades chinesas, através
da empresa Cosco e à paralisação da ampliação do terminal III.
"O projecto do Porto do
Pireu tornou-se um paradigma da cooperação mutuamente benéfica entre a China e
Grécia desde que a Cosco venceu o contrato de gestão para os terminais II e III
em 2008", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros Hua Chunying.
"A China acredita que os dois países estão dispostos a continuar a
promover uma substancial cooperação, de modo a beneficiar ambos", adiantou
Hua.
Ao longo dos últimos cinco
anos, altos signatários chineses têm visitado esta infraestrutura, que
pretendem ser a porta da Europa através do canal do Suez, transformando o porto
no 43º maior porto de contentores no mundo segundo a “CM’s World Top Container Ports 2014” ao movimentar 3,2 milhões de
TEU em 2014, cabendo aos dois terminais geridos pela Cosco 2,6 milhões de TEU,
um aumento de 18,5% face ao ano de 2013 e à Autoridade do Porto do Pireu, que
gere um cais, um movimento de 600 mil TEU.
O novo governo suspendeu a
venda de uma participação de 67% na Autoridade do Porto de Pireu (APP) à “China
Cosco Group” e a outras quatro pretendentes. Baía da Lusofonia
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