A
atividade de transbordo canal deve ter salto de dois dígitos como resultado da
sua abertura que deve ser concluída em 2016
De acordo com analistas da
Drewry Maritime Research, a atividade de transbordo do Canal do Panamá deve ter
um salto de dois dígitos como resultado da abertura do canal que deve ter sua
ampliação concluída em 2016. Posteriormente o crescimento anual deve ser de
cerca de 5%. O projeto que já atingiu 85% de conclusão, deve ter acesso de
embarcações de 14.000 TEU, aumentando assim a demanda por opções de transbordo.
Ainda segundo a Drewry, o Canal do Panamá poderá ter um rendimento de 6 milhões
de TEU por volta de 2024. A atividade de transbordo na América Centra/ Caribe
em geral também deverá crescer, como resultado da expansão.
Atualmente quase toda a
carga de transbordo movida através do canal é realizada exclusivamente pelo
terminal de Hutchison’sBalboa, com um pequeno número que passa através do terminal
PSA’s Rodman.
Em 2014, a Drewry estimou
que 3,4 milhões de TEU de carga de transbordo foram movimentadas na Costa do
Pacífico, sendo que o terminal de Hutchison foi responsável por 3,2 milhões de
TEU e o PSA por 230.000 TEU. Para lidar com este fluxo de cargas, os dois
terminais planejam aumentar a capacidade de suas instalações existentes.
Hutchison já está
trabalhando para aumentar em 5 milhões TEU, ainda a tempo da abertura do canal,
enquanto o PSA assinou uma concessão de 20 anos, ainda em 2014, para expandir
sua capacidade em 1.8 milhões TEU. A Autoridade do Canal do Panamá (ACP, sigla
em inglês) também divulgou detalhes de seu próprio hub de transbordo na entrada
do Pacífico. A nova unidade será aberta com uma capacidade inicial de 3,2 milhões
de TEU, com possibilidade de expansão para mais 2 milhões de TEU no futuro. In “Guia
Marítimo” - Brasil
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