O projecto inTRAIN –
Projecto de Investigação e Desenvolvimento de componentes para interiores ferroviários – estará presente na InnoTrans, em Berlim de 23 a 26 de Setembro
de 2014, no stand colectivo que reúne 16 empresas nacionais e duas
internacionais do sector, no hall 5.1, stand 210.
O Projecto, que se encontra
em fase de conclusão, desenvolveu e integrou todo o interior de um comboio
suburbano numa mockup à escala real,
para validação das soluções desenvolvidas, demonstrador do know-how e das capacidades tecnológicas dos consorciados, no sector
ferroviário. A criação de sinergias de trabalho entre as empresas participantes
– collaborative work – permite um
enorme potencial de spin-offs para
projectos decorrentes do conceito desenvolvido.
O inTRAIN é um projecto
promovido por um consórcio de empresas constituído pela SETSA – Sociedade de
Engenharia e Transformação, S.A; Active Space Technologies, S.A; Almadesign,
Conceito e Desenvolvimento de Design LDA; INEGI – Instituto de Engenharia
Mecânica e Gestão Industrial; ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade; Optimal
Structural Solutions Lda; e Spin.Works, Lda, em estreita colaboração com a EMEF
– Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário. O projecto contou com o
apoio da ERT – empresa de têxteis técnicos, da FORBO- fabricante líder em
revestimentos de pavimentos e da CLIMAR – indústria de iluminação.
Formalmente o interior da
carruagem caracteriza-se por uma linguagem emotiva e fluida, inspirada nas
formas orgânicas da natureza. O tecto apresenta uma artéria central integradora
dos sistemas de iluminação baseado num conceito LED RGB que permite alterar a
intensidade e cor da luz proporcionando diversos ambientes em função de
variáveis como a luz natural, as condições climatéricas e a estação do ano,
integra também o sistema de som e de distribuição de ar que se ramifica para os
pilares das portas constituindo assim um pórtico de entrada.
O projecto aposta na
utilização de materiais compósitos certificados para o fogo M2/F2 e em
estruturas modulares com vista à fácil acessibilidade à estrutura primária da
carruagem e consequentemente à sua fácil manutenção e substituição, tendo
também como objectivo a leveza da solução final. A principal inovação
respeitante ao desenvolvimento dos bancos refere-se ao projecto / implementação
de uma estrutura cantilever em
compósito. No âmbito de sistemas de infotainment
e som, foi desenvolvido um esboço inicial da interface visual, que transmite
informações com várias características. Esta inferface será feita por painéis
com ecrãs TFT e irá integrar o sistema de som, de forma a permitir transmitir
diversos conteúdos audiovisuais.
Financiamento
O inTRAIN é um projecto
integrador de custo e risco controlados com a possibilidade de retorno para
alavancar outros projectos e investimentos. O projecto tem também como
objectivo introduzir melhorias ao nível do I&D, organização, cooperação e
gestão das empresas bem como estimular a sua presença no mercado internacional.
Foi financiado pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional Factores de
Competitividade – COMPETE, e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. In “Webrails.tv”
- Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário