O volume de cargas nos
terminais do Porto de Vitória registraram crescimento de 22,5% no primeiro
semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2013. Foram 3,4
milhões de toneladas em 2014 contra 2,7 milhões no semestre anterior.
Entre as principais cargas
movimentadas estão veículos, rochas ornamentais e graneis sólidos. Segundo o
substituto da Superintendência Geral, Enildo Moreira, o incremento computado
superou as expectativas da companhia. “A projeção da Codesa é fechar o ano com
movimentação de volume superior a seis milhões de toneladas”, diz. Para 2015, a
projeção é de um crescimento de 10% na movimentação de cargas. “Com a
finalização das obras de dragagem e derrocagem, previstas para dezembro deste
ano, o porto passará a receber navios com carga completa, eliminando um dos
gargalos do Porto de Vitória”, acrescentou.
Por conta da conclusão das
obras de contenção e ampliação do Cais Comercial de Vitória no ano passado,
houve um aumento considerável de embarque e desembarque de cargas nos Berços
101 e 102. Além disso, o Cais passou a contar com uma considerável área de
estocagem de mercadoria.
Além do aumento do volume de
cargas nos terminais do porto e a partir do incremento da exploração de
petróleo e gás na costa do sudeste, também houve aumento na utilização dos
berços do porto pelas embarcações de apoio offshore,
que fazem o transporte de carga e pessoal até as plataformas marítimas.
Atualmente, 60% da movimentação de navios (cerca de 2.500 embarcações-ano) que
operam no porto capixaba estão voltados para a indústria do petróleo. In “Guia
Marítimo” - Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário