Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Nicarágua – Canal interoceânico com início previsto em Dezembro de 2014

A empresa chinesa HKND, responsável pela construção e exploração do canal interoceânico da Nicarágua anunciou que o início dos trabalhos está marcado para o final de 2014 e custará 50 mil milhões de dólares, um valor superior em 25%, ou seja mais 10 mil milhões de dólares ao estimado pelo governo nicaraguense.

A obra que inclui a construção de dois portos, um aeroporto, duas eclusas, um largo artificial, além de outras estruturas secundárias, como estradas, complexo turístico, zona de comércio livre, vai criar 50 mil postos de trabalho que poderão chegar aos 200 mil quando todas as obras, principais e adjacentes estiverem em construção.

O canal da Nicarágua é um projecto que pretende unir o oceano Pacífico com o mar das Caraíbas, é concorrencial ao canal do Panamá e com uma capacidade três vezes superior a este, competindo num trajecto cada vez mais importante como o transporte de mercadorias entre a Ásia e a Europa.

Interessadas neste empreendimento estão um conjunto de empresas holandesas especializadas em meios que envolvem a água, como portos, segurança, dragagem, recursos humanos e equipamentos para a construção. Entre essas empresas estão a APM Terminals, Boskalis Nederland, Damen Shipyards Gorinchem, Van Oord e Wequips. Recentemente o governo da Nicarágua anunciou que existe interesse por parte de empresários alemães em participar também nesta grandiosa obra.

Recorde-se que o canal da Nicarágua terá 278 km de comprimento, uma largura mínima de 83 metros e uma profundidade de 30 metros, ligará a localidade de Brito no oceano Pacífico à foz do rio Punta Gorda no lado do oceano Atlântico, atravessando o lago Cocibolca de água doce numa extensão de 105 km. 

Entretanto o governo do Egipto anunciou a duplicação para breve do canal do Suez, preocupado com a possibilidade de desvio de tráfego através dos canais americanos, embora a falta de segurança marítima no estreito de Malaca, corno de África e mar Vermelho, levem os armadores a procurarem as rotas mais seguras. Baía da Lusofonia


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Baía da Lusofonia - Nicarágua

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