O
País tem 58% do volume nacional de cargas escoado pelas estradas, no entanto
80,3% não são pavimentadas
Pelos quase 1,7 milhão de
quilômetros de estradas que cortam o Brasil são escoadas 58% do volume nacional
de cargas. No entanto, 80,3%, mais de 1,3 milhão de quilômetros, não são
pavimentadas. Ao todo, o País tem 12,1% de rodovias pavimentadas; os outros 7,6%
são vias planejadas.
Dividida por esfera de
jurisdição, a malha rodoviária sob responsabilidade dos municípios é a que
menos tem estradas pavimentadas, apenas 2%. Nas que estão na esfera estadual, a
pavimentação não passa de 43,5%. As federais, por sua vez, têm 54,2% das vias asfaltadas.
A falta de pavimentação é
apenas um dos problemas da infraestrutura logística brasileira. Em 2013, 300
profissionais das 250 empresas que mais faturaram no setor participaram de uma
pesquisa do Instituto Ilos (Instituto de Logística e Supply Chain), e 99%
disseram acreditar que a infraestrutura logística causa perda de
competitividade para o País. Ao todo, 97% apontaram que estradas malconservadas
são o principal problema. Levantamento da CNT (Confederação Nacional do
Transporte), também de 2013, foi além e viu que o acréscimo médio do custo
operacional devido às condições do pavimento das rodovias brasileiras é de 25%.
Consultor de Infraestrutura
Logística da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Luiz
Antônio Fayet conta que caminhões transportando soja e milho cruzam trechos de
500 quilômetros a 1 mil quilômetros para chegar aos portos de Santos ou de
Paranaguá. E aponta que o ideal era não cruzar mais de 400 quilômetros.
A produção de grãos, que
durante 2014 está estimada em 200 milhões de toneladas, chega a ter, perdas de
20%, incluindo o que é desperdiçado durante o transporte por estradas em que os
caminhões trafegam sacolejando entre os buracos. In
“Guia
Marítimo” - Brasil
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